TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Alfabetização

Dissertações: Metodologia Da Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

O método de alfabetização é um conjunto de princípios teórico-procedimentais que organizam o trabalho pedagógico em torno da alfabetização. Um conjunto de saberes prático ou de princípios organizadores do processo de alfabetização, criados e recriados pelo professor em seu trabalho pedagógico.

Os métodos de alfabetização não estão aqui para nos confundir, para determinar nossa personalidade ou nossa prática como professores, estão aqui para nos darem suporte e nos ajudar a alcançar nossas metas.

Qualquer que seja o método escolhido, deve ser observado um envolvimento sistemático dos alunos com a escrita em muitas situações sociais. O reconhecimento da dimensão fonológica da língua é indispensável para aquisição da base alfabética.

É de extrema importância discutir os métodos da alfabetização, mas não se deve focar somente a um confronto entre fônicos e construtivistas, pois muitas vezes o processo de alfabetização não acontece de uma maneira tranquila e natural.

Quando isto ocorre e o tempo vai passando, a pressão sobre a criança acaba tornando-se um fator complicado.

Acredito que não há método ideal, o melhor método é aquele que o professor e a escola confiam e estão acostumados a trabalhar. O método tem que ser debatido com um todo, com tudo o que tem ao seu redor.

Os autores dos textos aqui estudados, também acreditam que não é método que determinam o sucesso na sala de aula. Apontam ainda o Geres (Geração Escolar) que esta pesquisando nas escolas da rede publica das grandes cidades, para tentar descobrir qual o problema na alfabetização, o por que cada vez mais os alunos estão saindo com dificuldades de aprendizagem e o resultado do SAEB a cada ano que passa pior fica.

Estes pesquisadores chegaram a algumas conclusões, a primeira é talvez o problema não esteja no inicio da alfabetização e sim na concretização da prática. E que as escolas que conseguem mesclar os métodos têm bons resultados na hora de avaliar as turmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com