TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Em Matemática

Casos: Metodologia Em Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 3

1.Leia com atenção o texto “tabus da resolução de problemas” da aula 03 e compare com o ensino que você teve quando cursou o ensino fundamental.

R: Depois de ler o texto “tabus da resolução de problemas”, cheguei à conclusão que o ensino mudou muito nos últimos anos, principalmente na forma de se respeitar o tempo que o aluno tem para aprender e os diferentes caminhos que o professor encontra para que o aluno aprenda com maior facilidade.

Comparando com o ensino que tive o de hoje esta mais facilitada, os professores dão mais chances ao aluno, mais estratégias de ensino para que se chegue a um resultado pelo caminho mais fácil, o que comecei a aprender a partir da terceira serie do fundamental, hoje já esta sendo aplicadas em sala de aula desde a primeira serie do fundamental.

Talvez o ensino de hoje, não se compara com o ensino de vinte cinco anos atrás, pois os professores eram mais exigentes, nos cobravam mais e às vezes passávamos as aulas inteiras montando formulas afim que se chegasse a um resultado.

2. Verifique os livros didáticos utilizados por uma escola de sua cidade (no mínimo três) e descreva como a História da Matemática está sendo apresentada em cada um deles.

R: Ao começar a minha pesquisa em livros didáticos da rede publica de minha cidade fiquei muito surpresa, pois somente dois falavam sobre a história da matemática e os outros somente comentários das autoras do livro.

No primeiro livro pró-letramento de matemática, dizia que durante muito tempo, acreditou-se que se aprendia matemática por meio da memorização e que deveria haver uma hierarquização no ensino dos números, ou seja, saber o um é necessário pra saber o dois. Havia uma tentativa de um caráter lúdico para o ensino dos números, atribuindo-lhes características humanas ou associando-os a desenhos. Essa pratica transforma as operações logicas e as provas Piagetianas em conteúdos de ensino. Hoje, já sabemos que não podemos ensinar as crianças a classificar e ordenar, porque são ações mentais e não são construídas como imaginamos.

Referencias Bibliográficas:

Segundo livro coleção hoje é dia de matemática, dizia que a didática da matemática surgiu na França, no final da década de 1960 e propõe o estudo das condições nas quais são construídos os conhecimentos, assim podemos conhecer melhor oque pensam e como pensam nossos alunos em cada fase de desenvolvimento. O controle dessas condições permite a optimização dos processos de aquisição de conhecimentos e de melhores meios para contribuir nessa construção.

No terceiro livro coleção caminhos na matemática, dizia somente um breve comentário ao aluno, que como criança você esta passando por um caminho já trilhado antes. Esse caminho se faz nas historias de pessoas de diferentes lugares.

Esperamos que você faça dessa caminhada, um trajeto prazeroso e eficaz.

Referencias Bibliográficas:

VILLAS BOAS, Benigina Maria de Freitas. Portfolio, avaliação e trabalho pedagógico 3 ed. Campinas, São Paulo: Papiros, 2004.

TOSATTO, Carla Cristina, Hoje é dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com