TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metonimia

Resenha: Metonimia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Metonímia ou transnominação é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro pelo primeiro, dada a relação de semelhança entre o segundo e o termo entre as orações ou a possibilidade de associação entre cinco ou mais figuras de linguagem destes. Por exemplo: "Palácio do Planalto" é usado como um metônimo (uma instância de metonímia) para representar a presidência do Brasil, por ser localizado em regiões planas ao mesmo tempo que altas. "Palácio" é devido à presidência, que viveria luxuosamente.

Outro exemplo é "Hollywood", que é usado como uma metonímia para a indústria de cinema dos Estados Unidos, por causa da fama e identidade cultural de Hollywood, um distrito da cidade de Los Angeles, Califórnia, como o centro histórico de estúdios e estrelas de cinema.1 Um edifício que abriga a sede do governo ou a capital nacional é muitas vezes usado para representar o governo de um país, como "Westminster" (Parlamento do Reino Unido) ou "Washington" (governo dos Estados Unidos).2 Outro exemplo é beber um copo, onde o copo é usado no lugar do seu conteúdo.

A metonímia é geralmente utilizada para a não repetição de palavras em textos. Como em entrevistas nas quais o entrevistado (ex.: Jorge Amado) pode tanto ser chamado pelo primeiro nome, pelo sobrenome ou pelo nome completo (ex.: Jorge declarou, Amado declarou, ou Jorge Amado declarou).

É a utilização de uma palavra ou parte da significação da palavra, a fim de passarmos uma ideia.

Na metonímia, um termo substitui outro não porque a nossa sensibilidade estabeleça uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam (caso da metáfora), mas porque esses elementos têm, de fato, uma relação de dependência. Dizemos que, na metonímia, há uma relação de contiguidade entre sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui. Contiguidade significa “proximidade”, “vizinhança”.

Uma palavra, em metonímia, pode ser substituída por uma que tem um significado parecido ou igual. Exemplos:

-Comi um pacote de bala inteiro - embalagem pelo conteúdo: comi todas as balas que estavam no pacote

-Leio muito Jorge Amado - autor pela obra: leio muito obras literárias de Jorge Amado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com