TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metonímia E Antonomásia

Ensaios: Metonímia E Antonomásia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 6

Metonímia e Antonomásia

• Metonímia

 Consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos.

 Palavra que assume outro sentido que não o literal ou denotativo por meio de uma associação de sentidos tem como base a contiguidade entre os elementos, analogia por sentido próprio.

• Todos os tipos de metonímia

 Lugar por coisa ou pessoa - nomeia-se ou indica-se um ser pelo lugar onde ele ocorre ou é produzido.

Ex.: Adoro tomar um porto. (um tipo de vinho produzido na região do Porto)

 Marca pela coisa ou produto – nomeia-se ou indica-se um produto pela sua marca, que às vezes pode até indicar produtos similares de outras marcas.

Ex.: Você viu onde está minha gilete? (a marca mais famosa de lâmina de barbear, que tanto pode ser usada para indicar uma lâmina dessa marca, como lâmina de barbear em geral)

 Continente pelo conteúdo – nomeia-se ou indica-se uma determinada coisa ou substância pelo seu continente (aquilo que a contém).

Ex.: Ele comeu dois pratos. (na verdade, ele comeu a comida que havia em dois pratos)

 Matéria ou substância pela coisa – nomeia-se ou indica-se uma determinada coisa pela matéria ou substância de que ela é feita.

Ex.: O assaltante mostrou o ferro para mim. (a palavra ferro indica revólver, feito de metal ou ferro)

 Autor ou inventor pela obra ou produto – nomeia-se ou indica-se uma determinada obra ou produto pelo nome de seu autor ou inventor.

Ex.: Minha esposa adora Dostoievsky. (em que o nome do escritor Dostoievsky é usado para indicar sua obra)

 Abstrato pelo concreto – nomeia-se ou indica-se um ser ou qualidade concretos por meio do substantivo abstrato a eles relacionado.

Ex.: Gentileza gera gentileza. (na verdade, o ato concreto de ser gentil gerará uma disposição do outro para também ser gentil)

 Específico pelo geral ou vice-versa – nomeia-se ou indica-se o ser específico no lugar do geral ou o ser geral no lugar do ser específico.

Ex.: Vou lutar pela criança e pelo velho. (na verdade, não é pela criança e pelo velho no singular, mas pelas crianças e velhos em geral)

 Associações de forma ou aparência – dois termos são aproximados metonimicamente por terem forma ou aparência semelhantes.

Ex.: Vai do branco ou vai do preto? (nas bocas-de-fumo, a cocaína é chamada de branco e a maconha é chamada de preto, numa metonímia de aparência)

 Efeito pela causa – nomeia-se ou indica-se a causa por meio de seu efeito

Ex.: Ganharás teu sustento com o suor do seu rosto. (em que o efeito, suor, designa a causa, trabalho)

 Símbolo pela coisa ou entidade simbolizada – nomeia-se ou indica-se uma coisa ou entidade por meio da imagem, coisa ou pessoa que a simboliza.

Ex.: Meu coração é verde-amarelo. (em que verde-amarelo representa, simbolicamente, por serem as cores da nossa bandeira, brasileiro)

 Parte pelo todo ou vice-versa – em que se utiliza o termo ou expressão que designa uma parte para indicar o todo ou vice-versa

Ex.: Precisamos garantir um teto e um pedaço de pão. (onde temos dois exemplos de metonímia de parte pelo todo, em que teto representa moradia e pão representa alimento)

 Instrumento pela coisa ou entidade – nomeia-se ou indica-se uma coisa ou entidade por meio do instrumento utilizado.

Ex.: A pena é mais poderosa do que a espada. (respectivamente, a educação ou o saber, cujo instrumento é a pena ou caneta, e a força ou opressão, cujo instrumento são as armas, como a espada

 Associação entre funções – um termo é usado em lugar do outro por uma semelhança de funções.

Ex.: Ele é um aviãozinho. (o termo avião indica o pequeno traficante que sobe e desce o morro para buscar drogas, à semelhança do que ocorre com os aviões)

 Característica pela coisa, pessoa ou entidade – nomeia-se ou indica-se uma coisa, pessoa ou entidade por meio de alguma característica marcante. Pode ser um atributo físico (menor expressividade) ou algum traço de caráter ou feito característico (maior expressividade).

Ex.: Vamos ao bar do China ou do Português? (nesse caso, duas pessoas específicas são indicadas por uma característica: um por ter vindo da China, outro por ser português)

 Outros tipos de metonímia – em alguns casos, o processo de elaboração de metonímias é por demais complexo, envolvendo vários dos processos acima citados ou outros, como podemos ver nos exemplos abaixo:

 Essa mulher é um avião. (numa perspectiva mais vulgar, poderíamos associá-la à excitação sexual, mas o Autor acha que sua origem é bem mais sutil, prendendo-se ao fato de uma mulher bonita despertar o que há de mais elevado no ser humano, fazendo-o voar)

 Pé-de-moleque (metonímia de aparência, visto que a sola do pé de um moleque é normalmente escura, suja, e cheia de calombos)

 Comer capim pela raiz (metonímia de efeito pela causa, já que uma pessoa enterrada estaria com a boca à altura das raízes do capim)

Bambambã (metonímia de natureza onomatopaica reproduz o ruído de socos na mesa, muito comum entre os chefes de outrora, antes das leis trabalhistas).

• Antonomásia

 Figura de linguagem caracterizada pela substituição de um nome por outro nome ou expressão que lembre uma qualidade, característica ou de um fato que, de alguma forma, identifique-o.•.

 Quando designamos atributos ou referencias a circunstâncias em que se envolveu, estamos fazendo uso da antonomásia.

Ex.: O Rei – Roberto Carlos Galo – Clube Atlético Mineiro

O Rei do futebol – Pelé Raposa – Cruzeiro Esporte Clube

O Rei do Pop – Michael Jackson Cidade Eterna – Roma

O Rei do Rock – Elvis Presley Rainha dos Baixinhos – Xuxa

O Rei do cangaço – Lampião Rainha do pop – Madonna

Cidade Maravilhosa – Rio de janeiro A Dama de Ferro – Margaret Thatcher

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »