TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ergono Mia

Exames: Trabalho De Ergono Mia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Na percepção ergonômica, todo e qualquer trabalho possui dois componentes: o físico e o mental, que necessitam de equilíbrio para proporcionar bem-estar e saúde dos trabalhadores. Tem pessoas que possuem estaturas e constituição física diferentes, portanto a capacidade de suportar sobrecarga física e mental também varia de indivíduo para indivíduo. É razoável concluir que uma máquina, um equipamento, plataforma, cadeira, mesa ou ferramenta de trabalho com desenho inadequado e sem permitir ajustes de adequação para o usuário pode provocar dores lombares, lesões nos músculos, tendões e articulações. Toda a área deve estar ao alcance do trabalhador, sem que ele necessite esticar ou torcer o corpo, o levantamento e o transporte manual de cargas pesadas devem ser evitados a forma como o trabalho é organizado e as relações de trabalho têm significativos papéis na determinação da saúde mental dos trabalhadores. Os objetivos práticos da Ergonomia são a segurança com finalidade de evitar acidente no trabalho, desde seu nascimento, a Ergonomia preocupa-se com a qualidade de vida total dos trabalhadores preservando sua saúde física e mental, e promovendo segurança, conforto eficiência. Ergonomia é o estudo da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho. Através deste estudo comprovou-se que quanto melhor é essa relação, mais significativos são os benefícios percebidos na qualidade de vida, saúde e produtividade do trabalhador.

A ergonomia, pode ser defina em uma frase “A ergonomia e a capacidade de apitar o trabalho ao ser humano.”

Contando um pouco da historia da ergonomia podemos também relatar também que em 1700, Bernardinho Ramazzim foi o primeiro a escrever sobre lesões relacionadas ao trabalho começando assim a dar um valor ao trabalhador. Com a chegada da 2° Guerra mundial e a revolução Industrial teve-se um novo rumo para os estudos da ergonomia, isso se deve por motivos das maquinas e armas a cada dia, mais sofisticado.

Em 1949, Murrel (engenheiro inglês), criou a primeira associação nacional da ergonomia. Em 1959 foi fundada a Associação Internacional de Ergonomia em Oxford, porem foi em 1961 foi realizado o primeiro congresso em Estocolmo na Suíça.

Na atualidade a ergonomia baseia-se em varias disciplinas no seu estudo como, por exemplo; Antropométrica, biomecânica, fisiologia, psicologia, e engenharia. E para concluir nossas pesquisar sobre a ergonomia, destacamos que, a mesma, pode ser dividida em 3 partes fundamentas:

Ergonomia Física; que lida com as respostas do nosso corpo a carga física e psicológicas.

Ergonomia Cognitiva; (também conhecida como psicológica) refere-se ao processos mentais.

Ergonomia Organizacional; (também conhecida como macroergonomial), esta relacionada ao sistema sócio técnicos, incluindo inclusive a sua estrutura, política e processos.

Portanto, a ergonomia e de fundamental importância para o bem estar, o desempenho e principalmente para a saúde física e metal do trabalhador, sendo assim por mais que as pessoas não dão o devido valor para o tema, ela é extremamente importante para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com