TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia 1 2 Semestre

Artigo: Microeconomia E Macroeconomia 1 2 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO................................................................................................5

CONCLUSÃO.............................................................................................................7

REFERENCIAS...........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com intuito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo. Quando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendência da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.

Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos.

Já a microeconomia, conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção (empresas ) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais.

Em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos.

A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor, da produção e da distribuição ou repartição.

A inflação hoje nada mais é que um conceito que representa o aumento de preços dos produtos, num determinado país, e quando isso acontece o poder de compra de moeda cai, ou seja, é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro.Há alguns meses atrás, tivemos o exemplo do tomate, que se tornou o símbolo da subida dos preços no Brasil. O tomate chegou a custar o dobro no Brasil em comparação com países vizinhos, e liderou alta, e nos supermercados era o alimentos que mais sofreu com a inflação, nos primeiros meses do ano , com média de 60 %. Existem vários fatores que explica melhor o motivo da inflação: desvalorização da moeda nos país (com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores (trabalhadores) que não tem reajustes constantes não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente. O preço dos produtos sofrem reajustes constantes.), alta do dólar e aumento dos preços dos importados (outro problema é que enquanto a moeda do país se desvaloriza, as outras faz o movimento inverso. Se este país com inflação elevada é muito dependente de importações, os produtos importados aumentam de preço, fato que alimenta ainda mais a alta da inflação, diminuição dos investimentos no setor produtivo, clima econômico desfavorável, elevação da taxa de juros.

Consequentemente, todas as taxas de juros na economia serão superiores à meta da taxa Selic, definida pelo Bacen. Existe também a taxa de câmbio,que está definida de forma indireta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira. o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com