TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minha Casa

Artigos Científicos: Minha Casa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

Escolhemos uma sala da turma da 2º ano do ensino fundamental. Onde existe um grande número de alunos ainda no inicio da alfabetização.

Antes de começar a aula, a professora organiza as cadeiras em fileiras e em algumas vezes coloca os alunos em grupos. Quando chegam à sala se organizam em seus lugares e a professora ler uma história. Os alunos ficam ansiosos e ao terminar fazem perguntas referentes ao assunto. Algumas vezes ela se escolhe uns alunos para fazerem a leitura em um dia na semana, e esses escolhem um livro, levam para casa e trabalham a leitura, no dia determinado fazem a leitura em sala para os colegas.

A professora sempre faz essa estratégia de leitura, os alunos gostam de escolher seus livros favoritos, quando orientados a ler para os colegas se sentem importantes. Para eles, os alunos, é o momento mais especial da aula. A professora faz uma pequena revisão do assunto e passa para a próxima tarefa. Ao entregar a tarefa impressa, explica como fazer. Ela faz uma ligação do texto à história. A educadora utiliza o livro escolhido pelo aluno para elaborar as atividades para o dia seguinte ou até mesmo durante a semana, trabalha a parte de interpretação e alfabetização.

Durante a realização da tarefa alguns alunos estavam desatentos perante os comandos. A professora chamou a atenção e deu uma nova ordem. Os mesmos não queriam fazer, mas a professora novamente chamou a atenção e foi mais dura com os comandos. Talvez por estarem sendo observados em sala, queriam se mostrar, devido à postura da professora voltaram à tarefa sem reclamação.

Observando o comportamento dos alunos percebemos que eles necessitam de atenção, respeito e carinho. Fazem qualquer coisa para chamar a atenção da professoram uma situação difícil, devido à professora fica sozinha em sala, mas não impossível de ser contornada. Muitos momentos não dá tempo de terminar as tarefas direcionadas, por causa das dificuldades de alunos que ainda não foram alfabetizados, não sabem ler ou escrever direito.

A professora é muito atenciosa com os alunos e se preocupa com a aprendizagem deles, ela explica que tenta de todas as formas e estratégias mudar a rotina das crianças para que aprendam e desenvolvam suas habilidades. Passa para os alunos uma imagem de amiga, educadora, uma pessoa que eles podem confiar e se sentem a vontade. Há respeito e afeto entre alunos e professora como também com os demais funcionários da escola.

Portanto o desafio maior de um educador diante de todas as dificuldades vividas em sala, o convívio com os alunos, vendo suas deficiências na educação, é passa para eles um ensino que vale apena e que mudará suas vidas. Fazendo com eles percebam a importância da educação, tanto no convívio escolar como na sociedade em que convivem. Para que no futuro sejam adultos pensantes e que tenham opiniões próprias em suas atitudes, possam ensinar para outros a verdadeira essência do aprender.

“A relação professor e aluno deve ser baseada em afetividade e sinceridade, pois: Se um professor assume aulas para uma classe e crê que ela não aprenderá, então está certo e ela terá imensas dificuldades. Se ao invés disso, ele crê no desempenho da classe, ele conseguirá uma mudança, porque o cérebro humano é muito sensível a essa expectativa sobre o desempenho.”

Atividade

Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.

Primeiramente será esclarecido o conceito de cultura e os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local. Questionará os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural. Feito isso, a turma se dividirá em cinco grupos, sendo cada um responsável por uma Região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), onde aspectos culturais de cada Região deverão ser pesquisados. Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo.

Posteriormente os grupos se apresentaram, abordando as principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela propagação cultural de cada região pesquisada, apresentando vídeos das atividades realizadas.

Após as apresentações serão reunidos os trabalhos de cada grupo e montaremos uma revista, de forma que os alunos tenham material sobre a cultura brasileira, e o que é mais importante, produzido por eles mesmos.

Aspectos evidenciados em relação à articulação entre teoria/prática, e a contextualização do ensino enriquecido e sustentado pela ação crítica e reflexiva

Atualmente a educação está um tanto retrograda, pois muitos educadores ainda ensinam apoiados nos velhos métodos que não trazem muito resultado. Os alunos recebem um monte de informações, mas não sabem o que fazer com elas. Não conseguem transformar a teoria em prática.

Pedro Demo é defensor da educação reconstrutiva, na qual o aluno pesquisa em material já existente e a partir daí formula o seu próprio conhecimento. O aluno deixa de ser apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com