TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missa Do Galo

Pesquisas Acadêmicas: Missa Do Galo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 6

a noção de conhecimento verdadeiro trazida pela Filosofia nascente? O conhecimento verdadeiro encontra as leis e os princípios universais e necessários do objeto conhecido e demonstra sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais.

8. Que significa afirmar que “a razão e o pensamento operam obedecendo a leis, princípios e regras universais”?

Somos seres racionais, portanto nosso pensamento é coerente e capaz de conhecer a realidade porque segue lógicas de funcionamento.

9. Qual a diferença entre o acaso na natureza e o possível nas ações humanas? O acaso é o que não está em nosso poder escolher (ex: não podemos escolher que aconteça uma tempestade em tal dia e etc). O possível é o que podemos escolher e fazer, é o que está em nosso poder.

10. Para a ação humana, qual é a diferença entre o necessário, o contingente e o possível? O necessário é o que não podemos escolher, pois acontece e acontecerá sempre, independentemente da nossa vontade. O contingente é o que pode ou não acontecer na natureza ou entre os seres humanos (o que pode ser ou não ser). O possível é a contingencia nos acontecimentos humanos, o que podemos escolher e fazer.

11. Que perguntas fizeram os primeiros filósofos gregos?

Os primeiros filósofos faziam perguntas para entender a verdadeira origem das coisas. Eram perguntas do tipo por que os seres nascem e morrem? Por que tudo muda? Porque as coisas se tornam opostas ao que eram? Por que nada permanece idêntico a si mesmo? Por que se transformam? Por que se diferenciam uns dos outros? Por que tudo parece repetir-se?

12. Que significa dizer que confiança e a crença no mito vem da autoridade religiosa do narrador; enquanto a filosofia não aceita contradições, buscando assim uma explicação, coerente e racional dos fatos.

15. Quais as condições históricas que propiciaram o surgimento da Filosofia na Grécia? As viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política são fatores que propiciaram o surgimento da filosofia na Grécia.

16. Porque a invenção da política foi decisiva para o nascimento da Filosofia? A partir do momento em que o homem passou a questionar o porquê de sua existência e do mundo, este já estava caminhando para o filosofar, no entanto, o mérito do surgimento e nascimento da filosofia deve-se aos gregos; pois estes foram os precursores nas investigações cientificas que antes eram explicadas por antigas construções mitológicas. Há a incerteza com relação ao caráter do surgimento da filosofia. Visto que há historiadores que defender o seu surgimento por parte do orientalismo, todavia, o ocidentalismo é bem mais aceito em nossa sociedade, pois foram estes que importaram um plano sistemático e mais detalhado sobre as investigações filosóficas. As decisões políticas que estavam levando os gregos a questionarem cada vez mais as decisões políticas sobre o estado Grego, fez com que as pessoas começassem a questionar sobre sua própria existência.

__________________________________________

1Entende-se por filosofia grega os períodos que existiram antes e depois de Sócrates, sendo eles: Período pré-socrático, Período socrático, Período sistemático e Período helenístico.

O período pré-socrático ou cosmológico foi caracterizado pela physis (natureza) que buscava entender racionalmente a origem e as transformações ocorridas na natureza ao longo do tempo para também dessa forma entender o que de fato ocorreu com o ser humano. Nesse período se destacou Tales de Mileto.

O período socrático ou antropológico foi marcado pela democracia que dava igualdade a todos nas polis (cidades) dando direito à participação no governo e ainda pela mudança na educação grega já que as pessoas precisavam saber falar e induzir as demais.

O período sistemático marcado pela atuação de Aristóteles que introduziu todo o saber inespecífico para que se conhecesse todas as coisas que abrangesse vários princípios e várias formas do pensamento, o que recebeu o nome de lógica.

O período helenístico foi marcado por seu aparecimento após a decadência política das polis e pelo aparecimento de doutrinas que além de trabalhar com a natureza e a lógica, buscavam enfatizar a felicidade e a ensinar formas de dirigir a vida.

Em tais períodos houve filósofos de atos destacados como: Sócrates que fundou a filosofia humanista, Platão como seguidor de Sócrates fundou a Academia de Atenas e Aristóteles que considerado o maior filósofo sistematizou a lógica e vários outros conhecimentos como metafísica, moral e política.

2.O principal traço da cosmologia pré-socrática é o seu materialismo primitivo.A filosofia pré-socrática, não obstante a simplicidade do seu tema especulativo e o primitivismo materialista de muitas das suas concepções, adquiriu pela primeira vez para a especulação a possibilidade de conceber a natureza como um mundo e pôs como fundamento desta possibilidade a substância, concebida como princípio do ser e do devir.

Escolho Anaximandro. Ele foi o primeiro a designar a substância única com o nome de principio e reconhecia este principio não na água ou no ar ou em qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com