TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Fichamento

Ensaios: Modelo De Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 3

As leituras realizadas numa pesquisa bibliográfica devem ser registradas, documentadas, através de anotações. As anotações tornam-se mais acessíveis, funcionais, se forem feitas em fichas.

Fichar é transcrever anotações em fichas, para fins de estudo ou pesquisa.

A vantagem de se utilizar o método de fichamento para a documentação dos dados está na possibilidade de obter-se a informação exata, na hora necessária. Além disso, pela facilidade do manuseio, remoção, renovação ou acréscimo de informações, o uso de fichas é indispensável na tarefa de documentação bibliográfica.

“Durante o período de coleta de dados, o pesquisador deve organizar o material pesquisado de tal forma que na hora da análise e do relatório final não se sinta perdido”. (GOLDENBERGER, 2000: 81).

Os registros e a organização das fichas dependerão da capacidade de organização de cada um. Os registros podem ser feitos em folha de papel comum ou em qualquer programa de banco de dados de um computador. O importante é que os fichamentos estejam bem organizados e de fácil acesso para consulta quando necessário.

Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento de citações, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento bibliográfico.

FICHA DE CITAÇÕES: É a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

FICHA DE RESUMO ou CONTEÚDO: É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O pesquisador elabora esta síntese com suas próprias palavras, não sendo necessário seguir a estrutura da obra.

TIPOS DE RESUMOS:

a) Informativo: são as informações específicas contidas no documento. Pode-se relatar sobre objetivos, métodos, resultados e conclusões.

b) Indicativo: são descrições gerais do documento, sem entrar em detalhes da obra analisada. (o exemplo refere-se a um resumo indicativo.

FICHA BIBLIOGRÁFICA: É a descrição, com comentários, dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

Exemplos:

FICHA DE CITAÇÕES

EPISTEMOLOGIA

“ Por Epistemologia, no sentido bem amplo do termo, podemos considerar o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais” (JAPIASSU, 1976:16)

“Segundo Lalande, trata-se de uma filosofia das ciências , mas de modo especial, enquanto ”é essencialmente o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica (não psicológica), seu valor e seu alcance objetivo” (LALANDE, 200: 54).

FICHA DE RESUMO ou CONTEÚDO

EPISTEMOLOGIA

JAPIASSU, Hilton F., O Mito da Neutralidade Científica, 3 ed., São Paulo: Imago, 1975.

O texto visa fornecer alguns elementos e instrumentos introdutórios a uma reflexão aprofundada e crítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com