TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Fichamento

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 9

ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO de MBA em GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Caro (a) Aluno (a),

Seja bem-vindo ao curso de MBA em Gestão Financeira e Controladoria da Pós-Graduação da Estácio. É uma satisfação muito grande tê-los como alunos no curso e em nome da Diretoria Nacional de pós da Estácio, desejo sucesso a todos.

Sou o Professor James Dantas, coordenador do curso e me coloco, desde já, à disposição de vocês pela central de mensagens.

Estou disponibilizando a seguir, diversas Informações que podem auxiliar a todos a minimizar dúvidas iniciais, sobre o curso e sobre o ambiente.

1)        ESTRUTURA DO CURSO

O MBA em Gestão Financeira e Controladoria na modalidade à distância  é dividido em 3 períodos  Acadêmicos, os 2 primeiros com a realização das 12 disciplinas ( 6 em cada período) e o terceiro para a elaboração do TCC.

Todas as disciplinas tem  vídeo aulas ( algumas 2 outras 4), Fóruns ( 1 de integração, 1 para discussão de artigos da Veja e 1 para discussão de estudos de caso de Harvard), material didático complementar e exercícios para cada aula,  que são acessados a partir do ambiente virtual.

Toda disciplina tem um tutor (por turma) fica disponível para o aluno durante o período de atividades avaliativas

Cada disciplina só pode ser cursada na data prevista no calendário acadêmico do Período (o conteúdo fica disponível até o final do período, mas as atividades avaliativas somente nos períodos indicados no calendário).

Caso ao longo dos períodos acadêmicos o aluno reprove em alguma disciplina (Média final 7,0 para aprovação), o aluno pode fazer a disciplina novamente no próximo período acadêmico e neste caso pode ocorrer de se ter mais de 2 disciplinas ocorrendo simultaneamente.

As datas de início e fim de cada disciplina (bem como as datas dos fóruns e de provas) estão disponíveis no calendário do curso. Este calendário deve ser a sua referência ao longo de todo o “percurso” do período acadêmico. Recomendamos anotar as datas na agenda. Durante as semanas de cada disciplina, a abertura e o fechamento do fórum de casos e do fórum de artigo serão realizados nas datas previstas no calendário (sempre abre automaticamente as 00:00 da data indicada e fecha automaticamente as 23:59 da data indicada – o professor não tem ação sobre estas aberturas e fechamentos de acesso dos alunos).

Solicitamos especial atenção a estas datas considerando que os fóruns têm um considerável peso na composição da sua nota em todas as disciplinas.

A participação nos fóruns compõe 25% (2,5 pontos) da média Final. Toda disciplina tem um trabalho final que é sempre o fichamento de um estudo de caso de Harvard (normalmente o discutido no fórum) e que vale 25% (2,5 pontos) da média final (o modelo de fichamento está na biblioteca da disciplina e o local da entrega do fichamento sempre é a caixa de diálogo de trabalhos que fica na linha abaixo do botão acessar do conteúdo online – botão verde).

E os demais 50% (5 pontos)? São obtidos em uma Atividade Estruturada:

Avaliação Estruturada: poderá ser realizada de qualquer lugar (pelo ambiente virtual), conforme calendário acadêmico, não havendo a necessidade de comparecimento no polo EAD.

É uma avaliação objetiva com questões relacionadas ao conteúdo online – randomizadas por aluno e com alternativas randomizadas por questão sorteada para cada um, por disciplina, que é acessada ambiente virtual durante o período indicado no calendário do período disponível mais abaixo nestas orientações).

O conteúdo das aulas online é complementado pelos casos da Universidade de Harvard e pelos artigos da Revista Veja, disponibilizados na Biblioteca Virtual de cada disciplina. A leitura deste material é indispensável, por ser a base para a discussão nos fóruns.

A distribuição das aulas, dos estudos de casos de Harvard e dos Artigos da Veja, dá-se conforme abaixo:

Todas as disciplinas exigem o estudo de 1 Caso de Harvard e a leitura de 1 Artigo da Veja; sendo assim todas possuem 1 Fórum de Discussão do Artigo e 1 Fórum de Discussão de Caso.

O objetivo central de um fórum é o desdobramento de ideias. Assim, de uma forma geral, o tutor vai acompanhar o que os alunos estão debatendo e fazer uma finalização conclusiva quando pertinente ou intervir para ampliar a ideia/corrigir uma posição. Mesmo assim, após a intervenção do tutor, o aluno deve continuar contribuindo para a discussão, propiciando assim, desdobramento das ideias. Há na Biblioteca uma tela que facilitará a localização dos fóruns (Anexo 1).

Os docentes mantem acompanhamento das turmas ao longo dos dias úteis. Estão orientados a manter uma média de acesso de 48 horas úteis, tanto para os fóruns quanto para a central de mensagens. O mesmo ocorre com a coordenação do curso, acesso o meu ambiente de coordenação do curso em média de 48 horas úteis. Considerem dia útil o calendário vigente na sede do curso (UNESA – Rio de Janeiro), considerem o horário pelo fuso horário vigente no Rio de Janeiro.

Os docentes perdem o acesso ao ambiente após o período de ocorrência da disciplina, bem como nos períodos de recesso acadêmico (onde deixamos normalmente o conteúdo online disponível para o aluno poder estudar). Assim, se tentarem contatar o docente fora do período de abertura e fechamento dos fóruns ou da época de prova presencial e o mesmo demorar a retornar, me copiem pela central de mensagens pois poderei ter que solicitar ao docente que entre no ambiente fora do período previsto para ele fazer isto.

Algumas orientações específicas para auxiliar a todos no início do curso:

1)        ROTINA DE ESTUDOS

a)        É fundamental que o aluno estabeleça sua rotina diária e disciplinada de estudos. Estudar à distância exige determinação, disciplina e dedicação. A flexibilidade de horário para os estudos não se traduz no acesso esporádico ao ambiente da webaula. Este deverá ser acessado diariamente, para que seja estabelecida a continuidade na sua aprendizagem, bem como para leitura dos e-mails na central de mensagens, canal de comunicação de grande importância entre a Coordenação e os alunos. O Aluno deve sempre acessar a central de mensagens, caso contrário perderá informações, o que poderá repercutir negativamente no desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (576.7 Kb)   docx (351.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com