TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Fichamento

Trabalho Escolar: Modelo Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 3

ANOTAÇÕES

Faculdade Dom Pedro II

Docente: Rafaela Pereira

Serviço Social NA 5º Semestre 2013-2

Discente: Maria do Carmen

Data: 23/08/2013

1 Nomeie a fonte. Inclua todas as informações necessárias para identificar a fonte em uma bibliografia: nome da editora, capítulo ou artigo, autor, editor e a data de edição.

FRAGA, Cristina Kologeski. A atitude investigativa no trabalho do assistente social, São Paulo 2010.

2 Escreva um resumo. Quais são as idéias ou as opiniões principais discutidas? Se possível, use palavras-chave ou frases da fonte no seu resumo.

O Serviço Social como uma profissão de intervenção na realidade

social, o assistente social. É habilitado para intervir nas diferentes manifestações da questão social. O objetivo desse artigo é problematizar e desconstruir e desconstruir essa visão pragmática acerca do trabalho do assistente social com vista a resgatar sua dimensão investigativa. Dessa forma a finalidade do trabalho do assiste social está voltada para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vista a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais, como também fortalecer os processos de resistência dos sujeitos (materializado em organizações sociais, movimentos sociais, conselhos de direitos). Enquanto atitude investigativa é um movimento constante de busca e questionamentos, planejamento para aturar a profissão, a ação profissional é conseqüências, e ao mesmo tempo subsidio para essa intervenção. Sendo assim é preciso se desvencilhar dos limites do pragmatismo e incorporar a postura investigativa na ação da assistente social. Justamente daí que reside o mote do tensionamento da equação (postura investigativa na ação do assistente social.)

3 Liste os detalhes importantes. Identifique detalhes e dados específicos que sustentem as idéias principais. Quando você incluir as palavras exatas do autor ou de outra pessoa, use aspas para identificar o início e o fim do texto.

O assistente social tem uma ação profissional que se tece no dia a dia dos usuários, na particularidade de suas vidas, conforme a mesma autora explicita, transita entre demandas, carências e necessidades que se constituem de ações múltiplas. Sendo assim, esse profissional é desafiado a superar-se constantemente, reconhecendo a realidade sócio-histórica em que vive e trabalha, tornando-se protagonista da construção do projeto ético-político da categoria, que deve assegurar a ampliação da liberdade, ser atuante na consolidação da democracia, garantindo a todos os sujeitos maior equidade e justiça social, enfrentando as contradições e desigualdades socialmente produzidas.

O assistente social possui uma profissão com características muito singulares, pois diferentemente das demais profissões que atuam sob uma área especifica, tal como o professor, o médico, o enfermeiro, o nutricionista, o advogado e outros, eles tem uma profissão que, como um leque, podem ser ventiladas muitas possibilidades de atuação,conforme acentua Carvalho (2005, p.52)

A interdisciplinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com