TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Relatório Estagio Português

Por:   •  25/6/2022  •  Artigo  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

1. APRESENTAÇÃO

O Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo obrigatório e muito importante na formação dos futuros professores, pois é nesse momento de experiência e realização, que o conhecimento teórico adquirido no decorrer da formação acadêmica será posto em prática, além de ser uma exigência legal prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96).

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I no Ensino Fundamental – Anos Finais, do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Faculdade de Tecnologia e Ciências – Educação á Distância (FTC EAD), da disciplina Estágio Supervisionado I, como cumprimento da exigência acima.

O Estágio Supervisionado I foi realizado em uma turma de 5ª série do 6º ano do turno matutino do Colégio Estadual Helena Matheus, localizado à Rua da Adutora S/N no bairro de São Cristóvão no Município de Salvador, Estado da Bahia. Esta etapa, com carga horária de 64 horas, teve início no dia 09 de julho de 2009 e terminou no dia 10 de outubro de 2009, com carga horária semanal de 5 horas aulas de Língua Portuguesa, distribuídas da seguinte forma: segundas-feiras, 1 (uma) aula no 3º horário; nas terças-feiras: 2 (duas) aulas sendo nos 1º e 2º horários; e nas quintas-feiras: 2 (duas) aulas sendo nos 4º e 5º horários

O Estágio Supervisionado é uma fase de extrema importância para a formação do educador e deve se configurar num momento onde há interação com a realidade escolar, respeitando suas particularidades e superando desafios de forma criativa, inovadora, crítica e reflexiva.

O Estágio Supervisionado I teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação. Encontram-se descritos neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        

O Colégio Estadual Helena Matheus é uma instituição mantida pelo Governo Federal, com um corpo docente composto por profissionais concursados em áreas específicas, muitos com nível superior completo. A coordenação pedagógica da escola é constituída por uma coordenadora, uma secretária e três (03) vice-diretores (um responsável por cada turno), todos sob a supervisão do diretor. Além desses, trabalham na escola 01 cozinheira, 03 merendeiras, 03 auxiliares de limpeza, 03 vigilantes, 04 secretárias responsáveis pela parte administrativa em horários alternados.

O Colégio acomoda o Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) nos turnos da manhã e tarde, Ensino Médio (1º e 3º ano) nos turnos da manhã e da tarde, e uma (01) turma de 2º ano à tarde; e à noite a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O Colégio funciona em um espaço amplo com pátio coberto onde são realizados os eventos. As salas são amplas e arejadas; paredes e iluminação precisam de reparos bem como suas instalações sanitárias (banheiros); além de bebedouros sem higienização adequada; as carteiras não são conservadas, mas são suficientes para os alunos. Não possui refeitório e a cantina é pequena. Também não possui auditório, os eventos e apresentações são realizados no pátio. Possui um espaço para a biblioteca, mas o espaço é pequeno, existe ampla quantidade de livros fornecidos pelo MEC, mas pouco utilizados pelos professores como recursos. Foram instaladas as TVs pen-drive, mas durante o estagio não foram usadas. A sala de vídeo com TV e DVD estava sendo utilizada pela SEC para a implantação de um novo projeto. Possui ainda espaços que servem de secretaria, sala da direção e dos professores e uma sala da coordenação.

A sala da 5ª série, onde estagiei, é clara e bem ventilada. A sala se localiza no primeiro andar do pavilhão anexo à escola. Apesar de a sala de aula estar bem localizada os alunos estavam quase sempre dispersos nas aulas, pois as janelas oferecem uma visão ampla do pátio, além disso, o som e a movimentação produzida fora da sala atrapalham as aulas. As cadeiras têm apoio para escrever só que os alunos teimam em não colocá-las em fila. A sala era pequena em relação ao número de alunos (trinta e três), por isso em minhas aulas os alunos eram dispostos em círculo ou em U, dando assim mais espaço e fazendo com que os alunos vejam os rostos uns dos outros.

Com relação aos materiais existem alguns recursos visuais, além do quadro branco. Existe também a disponibilidade dos alunos e professores papel metro branco para a confecção de cartazes, mas este é utilizado somente em algumas ocasiões, pouco explorado pelos professores.

2.1 Corpo docente

Com um número significativo de professores para todas as disciplinas, muitos cursando e outros com ensino superior completo, sendo um total de cinquenta e um (51) professores que relacionam, entre os três turnos, muitos deles com carga horária de (40) horas semanais e alguns até com (60) horas.

2.2 Corpo Discente

A clientela da instituição campo de estágio é composta por alunos de classe social baixa, que residem no próprio bairro e nos bairros adjacentes à instituição que está localizada em São Cristóvão. Aproximadamente (720) alunos freqüentam esta unidade escolar.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

3.1 Planejamento

Construído no início do ano, o Projeto Político Pedagógico esta em consonância com o planejamento escolar. A elaboração do projeto pedagógico e o processo de planejamento integram-se em um mesmo movimento, construindo assim a identidade da escola. O projeto foi elaborado em conjunto com os professores e toda a equipe escolar e encontra-se com a direção à disposição dos professores e também da comunidade. O Planejamento Anual indica as diretrizes da relação dos conteúdos, objetivos e metodologias para a execução de cada disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com