TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  14/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.793 Palavras (28 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB

CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE – CCTS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

THIARLY FEITOSA AFONSO DE LAVÔR

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ARARUNA – PB

2015

THIARLY FEITOSA AFONSO DE LAVÔR

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio Supervisionado, apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro Civil, sob a supervisão do professor D.Sc. Laércio Leal dos Santos.

ARARUNA – PB

2015

RESUMO

O estágio supervisionado proporciona ao estagiário um treinamento prático que a universidade não dispõe, o que leva o futuro profissional ao aperfeiçoamento técnico, auxiliado com o conhecimento cientifico adquirido em sala de aula. Logo, o estágio supervisionado tem como objetivo a instrução do aluno para os serviços e atividades vistas no andamento de uma obra, além habituar-se ao trabalho em equipe. O estágio, em um edifício residencial de cinco pavimentos-tipo, teve como principais atividades o acompanhamento dos procedimentos de concretagem do último pavimento e da elevação das paredes de alvenaria. Nessas atividades foi observada uma forte tentativa da aplicação das teorias e normas científicas, porém foi constatado diferenças entre a teoria e a prática, pois na prática os resultados são bem menos previsíveis.

Palavras-chave: Estágio; Teoria; Prática.

ABSTRACT

The supervised training gives the trainee a practical training that the university does not have, which leads the professional future to technical improvement, helped with the scientific knowledge acquired in the classroom. Therefore, the supervised training aims education student for services and activities seen in the progress of a work as well get used to teamwork. The stage, in a residential building of five floors-types, had as main activities the monitoring of concrete procedures of the last floor and the elevation of masonry walls. In these activities it observed a strong attempt the application of scientific theories and standards, but it was found differences between theory and practice, because in practice the results are far less predictable.

Keywords: Training; Theory; Practice.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  1. Caracterização da empresa        5
  2. Situação problemática        6
  1. Descrição do problema        6
  1. OBJETIVO        7
  1. Objetivos específicos        7
  1. O ESTÁGIO        8
  1. Iniciando as atividades        8
  1. Treinamento        8
  1. Procedimento das atividades acompanhadas        8
  1. Concretagem da superestrutura        8
  1. Quinto pavimento        8 
  2. Pavimento cobertura        11 
  1. Execução de alvenaria        11
  2. Outras atividades realizadas        12
  1. O canteiro de obras        12 
  1. Administração, área de vivencia e banheiros        13
  2. Carpintaria        13 
  3. Armação da ferragem        13
  4. Estoque de material e produção de argamassa        14
  1. Análise do estágio        14
  1. Relacionando a teoria com a prática        14
  2. Supervisão do estágio        15
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

        REFERÊNCIAS        18

        ANEXO A        19

        ANEXO B        25

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado no curso de engenharia civil condiciona o estagiário ao treinamento prático que a universidade não dispõe, proporcionando, assim, o aperfeiçoamento técnico, auxiliado com o conhecimento científico. O estagiário também adquire experiência para o relacionamento humano, que sem dúvidas será de grande influência na complementação da sua formação profissional.

Essa é uma oportunidade na qual o estudante e futuro profissional tem de conhecer a metodologia da empresa, estabelecer contatos, assim como relacionamento com diretores, gerentes e demais funcionários, desse modo permitindo que a empresa lhe conheça e valorize seu trabalho.

Em resumo o estágio é uma etapa que propicia ao estudante o início de uma rede de relacionamentos profissionais e a confirmação dos interesses para determinada área de atuação diante das possibilidades apresentadas pela profissão.

 

  1. Caracterização da empresa

A construtora Daterra Ltda atua na área da construção civil desde 2007, tendo como foco o desenvolvimento de projetos de engenharia, gerenciamento, planejamento e execução de obras habitacionais, comerciais e loteamentos. A sede da empresa está situada na Av. Bahia, nº 603 Bairro dos Estados, João Pessoa/PB.

No ano de 2011 a construtora adquiriu o selo de gestão de qualidade através da normativa ISO 9001 e implantou o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) com nível C; atualmente está no nível A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (238.4 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com