TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos processuais e sistemicos

Por:   •  19/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Curso:

Disciplina: Fisiologia Humana Docente: Drª Nicole Ribeiro ROTEIRO DE AULA PRÁTICA

Sistema Reprodutor

Rebeca de 35 anos procura seu ginecologista, pois vem tentando engravidar e não consegue. Ela também está preocupada pois sua irmã teve um filho com deficiência da enzima 5 alfa reductase e o bebê teve “complicações”, como lhe falaram. Após avaliação e exames complementares Rebeca pôde engravidar sem riscos. Contudo seu parto foi cesariana, evoluindo com muito sangramento durante a cirurgia. Necessitou de transfusão sanguínea no período pós-operatório. No período de puerpério (pós-parto), não produziu leite materno e não conseguiu amamentar. Desde então, não recuperou os ciclos menstruais que eram muito regulares, passou a apresentar diminuição da libido e dor excessiva durante o ato sexual. Exames laboratoriais revelam: FSH =

1.2 miliUI/ml (valor normal = 5 – 20 miliUI/ml); LH = 0.8 miliUI/ml (valor normal = 5 –

30 miliUI/ml) e Estradiol = 10 pg/ml (valor Normal = 20 – 120 pg/ml). O diagnóstico foi SÍNDROME DE SHEEHAN, também conhecida como Hipopituitarismo pós-parto ou Necrose pituitária pós-parto.

Após a leitura do caso acima, responda as perguntas abaixo:

  1. Qual a importância desta enzima (5-alfa-redutase)?

R= A enzima ela é importante devido a sua capacidade de conversão da Testosterona, um hormônio androgeno, em um mais potente chamado di- hidrotestorena que possui fundamental importância na diferenciação sexual .

  1. Explique o resultado obtido para as dosagens de FSH, LH e Estradiol desta paciente.

R= Os hormônios hipofisarios baixos, significa que houve uma desfunção da glandula hipofisaria, logo, isso  seria explicado devido a perda de sangue durante ao parto além das outras ocorrencias, o que resultou na Sindrome de Sheehan.

  1. Qual a justificativa para a paciente não ter amamentado no período pós-parto?

          R= Os niveis baixo dos hormônios hipofisarios mostra uma alteração na hipofise nesse caso podemos pensar que a partir da disfunção do que houve na hipofise, não estava havendo o reflexo, que no caso seria apos o estimulo feito pela criança a resposta não era levada de forma correta fazendo assim com que os niveis de dopamina mantivessem altos impedindo a ação da prolactina no corpo da mãe, fazendo com que gerasse a agalactia.

  1. Qual a função da prolactina e ocitocina e como ocorre sua secreção?

R= Em relação ao leite de Rebeca podemos associar estes 2 , no caso a prolactina e ocitocina

A prolactina é um hormonio secretado pela adeno hiposife que tem como principal função a produção do leite. A ocitosina ela é um hormonio neutronsmissor produzido pelo hipotalamo e liberado na neurohipofise ele está responsavel pela ejeção do leite, a expulsão do bebe no parto, além de estar associado a libido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com