TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernismo

Seminário: Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2014  •  Seminário  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

Modernismo

No inicio do século XX, numa época de decadência Europeia, onde as formas tradicionais de arte já não satisfaziam os artistas. Sucedeu uma rutura na arte que possibilitou a queda das noções de arte conservadoras da época que estavam ultrapassadas, levando ao reajuste dos valores ‘’antiquados’’ por novos e melhores, a uma redescoberta do mundo através de uma nova conceção da literatura como linguagem.

Foi então, através da recusa dos padrões de arte antigos, do desejo de rutura e a vontade de redescoberta da arte que levaram ao surgimento de movimentos relacionados com as artes, literaturas, musica e até cinema, que ao seu conjunto se denomina de modernismo!

Ismos de Vanguarda

Em Portugal um grupo de vanguardista de nome Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada-Negreiros ou Santa-Rita Pintor, publicaram a revista Orpheu, com o propósito agitar o antiquado ambiente cultural, assim como, divulgar a poesia moderna em Portugal a outros artistas que procuravam também outras formas de poesia.

Dos vários ismos de vanguarda que surgiram pela europa os que vou abordar são o futurismo, o expressionismo, o cubismo e o dadaísmo.

Futurismo

O Futurismo surgiu em 1909 pelo poeta italiano Filippo Marinetti, é uma das facetas do Modernismo, que se pode associar à agressividade, ao escândalo e ao agitar da vida moderna que inspira dinamismo, paixão pelas máquinas, pela tecnocracia das cidades industrializadas.

O movimento baseava-se na velocidade e no desenvolvimento tecnológico das cidades industrializadas, assim como alguma agressividade e violência.

Expressionismo

O expressionismo não tem época nem espaço geográfico definidos no entanto considera-se parte intregrante deste obras dos artistas Piet Zwiers, Matthias Grünewald, Francisco de Goya.

Foi um movimento que procurara a representação do mundo interior do artista. O artista põe de lado a representação objectiva da realidade e expressa com primazia a realidade de uma forma subjectiva, utilizando a arte como expressão dos seus próprios sentimentos. As linhas e a cor são representadas especificamente com simbolismos diferentes retratadas de forma emotiva.

Esta rutura com as noções de arte da geração precedente, que valorizavam a objectividade da realidade, tornaram o expressionismo um novo conceito de arte, a arte moderna.

Cubismo

O cubismo era representado pelas suas formas geométricas rompendo os padrões estéticos tao apreciados pelos europeus desde o renascimento. O fiel compromisso de representar a aparência real da natureza foi passado para trás, dando lugar a uma nova expressão em que um único objecto pode ser visto com diferentes ângulos.

O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907, é conhecido como marco inicial do Cubismo. Os fundadores deste movimento são Pablo Picasso e Georges Braque, que mais tarde expandiu-se para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com