TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernismo

Projeto de pesquisa: Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O modernismo foi um movimento renovador nas artes e letras brasileiras. Literatura, a arquitetura, design, pintura, escultura, teatro e a música estavam envolvidos. Seus objetivos eram romper com as tradições acadêmicas, atualizar as artes e literatura brasileiras em relação aos movimentos de vanguarda europeus e encontrar uma linguagem autenticamente nacional. Sendo assim integravam-se movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX.

Manuel Bandeira

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife, 19 de abril de 1886 — Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968) foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.

Considera-se que Bandeira faça parte da geração de 22 da literatura moderna brasileira, sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922.

Biografia:

A família de Bandeira era muito sofisticada. Em sua parentela havia advogado, professor, político... O mesmo estudou no Rio de Janeiro no Colégio Pedro II. Em 1904 terminou o curso de Humanidades e foi para São Paulo, onde iniciou o curso de arquitetura na Escola Politécnica de São Paulo, que interrompeu por causa da tuberculose.

Manuel Bandeira faleceu no dia 13 de outubro de 1968, com hemorragia gástrica, aos 82 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Obras:

Bandeira foi o mais lírico dos poetas. Aborda temáticas cotidianas e universais, às vezes com uma abordagem de "poema-piada", lidando com formas e inspiração que a tradição acadêmica considera vulgares. Mesmo assim, conhecedor da Literatura, utilizou-se, em temas cotidianos, de formas colhidas nas tradições clássicas e medievais.

Exemplos:

Poesia:

A Cinza das Horas, 1917

Carnaval, 1919

Os Sapos, 1922

Prosa:

• Crônicas da Província do Brasil - Rio de Janeiro, 1936

• Guia de Ouro Preto, Rio de Janeiro, 1938

• Noções de História das Literaturas - Rio de Janeiro, 1940

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti.

Biografia

Nascida em 1 de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, e neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em virtude da imensa fortuna acumulada em fazendas do interior paulista.

Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãos passaram a infância. Desde criança, fazia uso de produtos importados franceses e foi educada conforme o gosto do tempo. Sua primeira mestra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com