TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo e Educação: Problemas para a prática pedagógica

Tese: Multiculturalismo e Educação: Problemas para a prática pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Multiculturalismo e educação: desafios para pratica pedagógica

Construção de uma sociedade justa e igualitária

Multiculturalismo pluralidade e seus direitos

Respeitando as diferenças de natureza ambiental, étnico racial, de gêneros, classe sociais, religiões, necessidades especiais etc...

Problemas sócio culturais e educacionais.

Contribuição para superação de exclusão social.

Esse trabalho tem como objetivo abordar os problemas relacionados as mais diversas formas de preconceitos discriminação, seja ela racial, social, religiosa, ou sexual.

Conforme Vera 2008; E importante que nosso a estudante perceba com clareza, a existência de preconceito e discriminações e verifique como podem estar afetando suas experiências pessoais, assim como a formação de sua identidade. (CANDAU, Vera 2008 p 47)

Entretanto, os mais diversos meios de comunicação, vem apontando uma diminuição no que diz respeito preconceito,inclusão de todos dentro de uma sociedade democrática.Mas ainda a muito a esse fazer a este respeito ,principalmente dentro das salas de aula ,a,onde uma grande maioria de profissionais da educação ainda tem o silêncio como seu aliado.

A má preparação destes profissionais fazem com que se calem, acreditando que este e um assunto que trás constrangimento em sala de aula.

O primeiro contato que o aluno tem em relação a sua própria identidade, na grande maioria das vezes e dentro da sala de aula.

Vivemos nesta sociedade democrática, onde acredita-se sermos amparados por direitos garantidos por lei. Incluído pela lei 10.639 capaz de orientar a pratica pedagógica do

A implementação da lei 10.639/03e de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais vem somar às demandas do movimento negro, de intelectuais e de outros movimentos sociais que se mantém atentos a luta pela superação do racismo na sociedade, de modo geral, e na educação escolar, em especifico esses grupos partilham da concepção de que a escola é uma das instituições sociais responsáveis pela construção de representações positivas dos afro-brasileiros e por uma educação que tenha o respeito à diversidade como parte de uma formação cidadã. Acreditam que a escola, sobre tudo a pública, exerce papel fundamental na construção de uma educação antirracista. do livro Multiculturalismo de (CANDAU,Vera 2008 p 68-69)

As diversidades existentes na sociedade, para uma cidadania igualitária, onde a proposta e uma iniciativa visem a superação do preconceito e da descriminação.

O posicionamento ético da sociedade, coloca a superação dessa situação, como um dos maiores desafios a serem enfrentados.

Em um mundo onde cada vez mais a globalização torna-se relevante no plano econômico, e importante perceber o processo de reposição das diferenças. O reconhecimento de uma construção de valores e novas práticas de relação social, e o reconhecimento e a valorização das diferenças étnicas e culturais, e a superação de uma sociedade igualitária.

Ao tratar da pluralidade cultural não significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com