TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu Da Lingua Portuguesa

Trabalho Universitário: Museu Da Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho do ilustrador Israelense Noma Bar é tão simples quanto impressionante. Sua humilde exposição no KK Outlet, em Londres, se chama BitterSweet e trata de opostos: luz e sombra, masculino e feminino, espaço e vazio, começo e fim, forma e conteúdo, doce e amargo.

astronave, deslocando-se a uma velocidade de cem mil quilômetros por hora pelo espaço sideral, sem possibilidade de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria.

Existem atualmente, na astronave, ar, água e alimentos suficientes para manter seus passageiros. Com o progressivo aumento de passageiros, em forma exponencial, e a ausência de portos para reabastecimento, pode-se vislumbrar, a médio e longo prazos, problemas sérios para a manutenção de sua população.

A utilização dos recursos naturais de forma predatória e a conseqüente geração de resíduos pela população alteram a qualidade do meio ambiente no interior da astronave. Assim, o nível da qualidade de vida no planeta depende do equilíbrio entre a população, os recursos naturais disponíveis e os resíduos gerados pela população.

A população mundial cresceu de 2,5 bilhões em 1950 para 6 bilhões no ano 2000 (ONU, 1998) e, atualmente a taxa de crescimento está em aproximadamente 1,3 por cento ao ano. De acordo com a analogia da astronave, isso significa que atualmente ela transporta 6 bilhões de passageiros e, a cada ano, embarcam outros 78 milhões de passageiros. Esses passageiros são divididos em 230 nações nos cinco continentes, poucas das quais pertencem aos chamados países desenvolvidos, com 20 por cento da população total, e as demais são os chamados países em desenvolvimento ou países subdesenvolvidos, com os restantes 80 por cento da população. Devido às altas taxas de crescimento populacional que hoje somente ocorrem nos países menos desenvolvidos, essa situação de desequilíbrio tende a se agravar ainda mais.

Após a revolução industrial, com o desenvolvimento tecnológico, a população mundial cresceu vertiginosamente e nos dias atuais a taxa mundial bruta de natalidade é de 365.682 habitantes por dia, enquanto a taxa bruta de mortalidade é de 149.597 habitantes por dia. Portanto a taxa bruta de natalidade é 2,4 vezes maior que a taxa bruta de mortalidade. A diferença entre as duas taxas significa 215 mil novos passageiros por dia, 1,5 milhão por semana ou 78 milhões por ano.

Dentro dessa perspectiva de crescimento, cabe questionar até quando os recursos naturais serão suficientes para sustentar os passageiros da astronave Terra.

Existem vários autores, como Lappe e Collins (1977), que contestam a tese de insuficiência de recursos naturais e responsabilizam a má-distribuição da renda e a má-orientação da produção agrícola pela fome no mundo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com