TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio: Museu Da Língua Portuguesa

Artigo: Relatorio: Museu Da Língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO: Museu da Língua Portuguesa

A proposta de visitação no Museu da Língua Portuguesa foi de grande valia, pois a aprendizagem e a experiência presenciada no museu pode dar ideia de como a língua portuguesa evoluiu.

O museu que fica localizado na Estação da Luz nos mostra de uma maneira diferente e interativa curiosidades sobre a língua portuguesa através de viagens virtuais onde nos tira o pensamento inicial de que os museus possuem.

O museu possui espaços bem ambientalizados com vídeos, projeções e filmes com temas atuais e cotidianos.

No auditório é passado um filme onde fala sobre a história, o surgimento e a importância da língua portuguesa para a humanidade.

Nos demais espaços se pode interagir virtualmente com quebra-cabeças de palavras, há também uma tela interativa onde pode verificar os modos de linguagem nos diversos estados brasileiros o que difere muito na pronunciação de mesmas palavras.

A linha do tempo da Língua Portuguesa nos mostra a evolução da língua portuguesa desde as origens mais remotas até os dias onde com a revolução digital. No museu também ocorre exposições temporárias com autores diversos.

Mas o que me chamou maior atenção foi a praça da língua portuguesa, o local nos dá a ideia de um planetário no qual os efeitos visuais são projetados no teto e o piso fica totalmente luminoso com projeções de escritos clássicos da literatura.

O museu traz a tecnologia juntamente com a pedagogia para nos ensinar de maneira diferente sobre a base inicial da língua portuguesa, remontada desde as suas mais remotas origens e usando de meios atuais como a literatura, músicas para o ensinamento sempre levando em consideração as diversas culturas e o universalismo de quem a tem como língua nata.

MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis, teve diversos empregos durante sua vida, foi cronista, jornalista, romancista entre outros. Nascido no Rio de Janeiro e falecido em 1908. Fundador da cadeira nº23 da Academia Brasileira de Letras.

As obras dele abrangem praticamente todos os gêneros literários no qual passa pelo romantismo, parnasianismo, realismo entre outros.

Escolhi a obra desse grande escritor devido a genialidade que ele possuía ao escrever seus livros.

A obra que escolhi para escrever é sobre Dom Casmurro, que conta a história de Bentinho, Escobar e Capitu no qual o autor subentende um triângulo amoroso e no qual os especialistas não sabem dizer se Capitu traiu ou não Bentinho com o amigo Escobar.

Machado de Assis foi genial nesta obra assim como em outras mais, pois ele deixou uma grande confusão na mente dos leitores e somente ele poderia responder a essa grande incógnita que ronda a cabeça dos leitores. Li esse livro estava no cursinho e me apaixonei por ele e no qual até hoje carrego a mesma incógnita de muitos leitores.

RESUMO DO LIVRO – DOM CASMURRO

Dom Casmurro Bentinho, chamado de Dom Casmurro por um rapaz de seu bairro, decide atar as duas pontas de sua vida. A partir daí, inicia a contar sua história. Morando em Matacavalos com sua mãe Dona Glória, viúva, José Dias o agregado, Tio Cosme advogado e viúvo e prima Justina(viúva) , Bentinho possuía uma vizinha que conviveu como "irmã-namorada" dele , Capitolina - a Capitu . Seu projeto de vida era claro, sua mãe havia feito uma promessa, em que Bentinho iria para um seminário e tornar-se-ia um padre. Cumprindo a promessa Bentinho vai para o seminário, mas sempre desejando sair, pois se tornando padre não poderia casar com Capitu. José Dias, que sempre foi contra ao namoro dos dois, é que consegue retirar Bentinho do seminário, convencendo Dona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com