TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÁRIO DE ANDRADE

Por:   •  23/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

MÁRIO DE ANDRADE

[pic 1]

Foi um escritor modernista, crítico literário, musicólogo, folclorista e ativista cultural brasileiro. Seu estilo literário marcou a primeira fase modernista no Brasil, sobretudo, pela valorização da identidade e cultura brasileira. Ele teve um papel preponderante na organização da Semana de Arte Moderna (1922).

APRESENTAÇÃO:

O seminário apresenta aos alunos do 3º ano F informações sobre o livro “Macunaíma”, a biografia de Mário de Andrade, relação com a Modernidade, a cinematografia, o contexto histórico em que o livro foi escrito, entre outros aspectos.

OBJETIVO:

Informar a turma do 3º ano F sobre o livro “Macunaíma”, a biografia de Mário de Andrade, relação com a Modernidade, a cinematografia, o contexto histórico em que o livro foi escrito, entre outros aspectos.

PROGRAMAÇÃO:

Local: Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês

Dia 30/08/2018

10:10h:

  • Abertura
  • Entrega do folder;
  • Apresentação do slide;
  • Apresentação do vídeo;
  • Agradecimentos.

MACUNAÍMA

[pic 2]

Macunaíma, livro de Mário de Andrade publicado em 1928, é considerado um dos principais romances modernistas. A obra é uma rapsódia sobre a formação do Brasil, em que vários elementos nacionais se cruzam numa narrativa que conta a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.

[pic 3]

Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição.”

Mário de andrade

ANÁLISE - MACUNAÍMA

“Macunaíma” é uma tentativa de construção do retrato do povo brasileiro. Essa tentativa não era nova. O autor romântico José de Alencar, por exemplo, tivera a mesma intenção ao criar, no romance O Guarani, o personagem Peri, índio de aspirações nobres, que se assemelhava, em relação a sua conduta ética, a um cavaleiro medieval lusitano. Não é exagero dizer, se compararmos Peri a Macunaíma, que esse é o oposto daquele. Enquanto o primeiro é valente, extremamente perseverante e encontra suas motivações nos valores da ética e da moral, Macunaíma, além de indolente, conduz a maioria de seus atos movido pelo prazer terreno, mundano. É “o herói sem nenhum caráter”.

[pic 4]

Prof. Derneval Ferreira

Disciplina: Língua Portuguesa

Turma: 3º F

Alunos: Ana Carolina Lima, Geanderson Souza, Lis de Paula, Mariana Pondé, Nayla Teixeira, Victória Rocha e Yasmim Luz.

[pic 5]

Santa Inês-Bahia

Agosto de 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (951.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com