TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música: Retirantes - Escrava Isaura

Ensaios: Música: Retirantes - Escrava Isaura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

RA- 1321615

Música: Retirantes – Escrava Isaura

“A escravidão de pessoa da cor negra, é um marco na história da humanidade.”

Eram pelos navios negreiros que os negros chegavam ao Brasil para serem escravizados.

Alguns nem conseguia chegar ao seu destino, eram mortos pelo mal tratamento no fundo dos navios.

Quando aqui chegavam, antes de irem leiloados eram testados para saber se seriam bons escravos, alguns tentam fugir, mais eram pegos e amarrados em troncos de árvores e chicoteados.

Mas os que não se rebelavam eram postos em leilões e vendidos a preços altíssimos.

Após anos de escravidão, a Lei Áurea ( Lei imperial nº 3.353), aprovada em 13 de maio de 1888, extinguiu a escravidão no Brasil.

Num domingo, 13 de maio de 1888, dia comemorativo do nascimento de D. João VI, foi assinada por sua bisneta a Princesa Isabel, princesa imperial do Brasil, a lei que aboliu a escravatura.

Música: Esse negro não se enxerga – Botocotó – Novela Sinhá Moça.

A escravidão acabou, mas a mentalidade escravocrata e racista permaneceu em nossa sociedade, especialmente entre as elites, que viam o negro como bandido, vagabundo e agora sem saber o seu lugar.

No dia 20 de novembro comemora -se a luta dos negros escravizados e seus descendentes, lutar por direitos, dignidade e valorização de sua cultura.

Honramos a luta de Zumbi dos Palmares, Ganga – Zumba, Anastácia, Luiz Gama, Abdias do Nascimento, entre outros que deram suas vidas por uma causa, a de ver o negro livre e respeitado.

Música: O Brasil é isso aí – Arlindo Cruz e Marcelo D2.

Pena que foi através da escravidão que os negros africanos chegaram ao Brasil, por que junto com os europeus e os índios, ajudaram a fazer do Brasil um país miscigenado, multicultural e lindo.

As músicas citadas acima refere-se ao sofrimento dos negros escravos que vieram para o brasil mesmo contra suas vontades, muitos foram mortos durante a viagem em navios precários, sem, alimentos, higiene muitos que adoecia era laçado no mar para não passar doenças para os demais.

Muitos acredita que depois da lei ia ser livres, porem muitos não tiveram suas liberdade pois com essa lei os escravo teria que sair a procura de emprego, aqueles que não o encontrava por ser negros voltava para as fazendas dos coronéis para trabalhar em troca do alimento e até hoje a escravidão o racismo permanece na nossa sociedade.

Muitos lutaram deram sua vida para melhora a vida desses seres humanos aos quais ajudaram a fazer o nosso brasil, colorido, alegre com suas canções, suas comidas típicas, pessoas com misturas de cor, morenas, mulata se por essas e muitas outras coisas que devemos ter orgulho de todo brasileiro ter um pouco da cultura, do sangue da ginga, do negro...somos todos uma miscigenação multicultural.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »