TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escrava Isaura

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

A escrava Isaura – Resumo

A história se passa em uma fazenda,Isaura é fruto do relacionamento entre uma escrava,que sempre rejeitou os desejos do comendador Almeida (dono da fazenda),e um feitor,chamado Miguel,que rejeitou castigá-la por rejeitar seu Senhor.

Isaura era uma escrava branca,bela e gentil,foi educada pela esposa do dono da fazenda,que havia prometido à ela que quando morresse,a daria sua liberdade.

Leôncio,filho do dono,era um homem sem escrúpulos,como vilão da história,se casou com a rica Malvina,por interesse,mas nutria sentimentos por Isaura,uma paixão que acabou se tornando doentia.

Isaura atraiu atenção de vários outros homens também com sua beleza,como em Henrique,cunhado de Leôncio,e o jardineiro deformado da fazenda,Belchior.

O comendador Almeida se aposenta,deixando o comando do patrimônio para Leôncio,e logo após sua esposa morre,sem deixar testamento que libertasse Isaura.

Henrique,oferece ser amante de Isaura,em troca de sua liberdade,e assim também fez Belchior, mas Isaura dizia que nunca se casaria sem amor,Henrique avista Leôncio fazendo essa mesma proposta à Isaura,e decide tomar providências.

No momento da discussão o pai de Isaura tenta comprar a liberdade da filha com o dinheiro que havia guardado do trabalho,mas Leôncio rejeita e dá desculpas para não perder a amada.

O pai de Leôncio morre,e ele finge ficar triste por alguns dias,Malvina,sabendo dos sentimentos do marido por Isaura,exigia sempre a liberdade da escrava,e ele continuava com suas desculpas,fazendo com que ela voltasse para a casa dos pais.

Com a saída da esposa,Leôncio tinha caminho livre para sua intenções com Isaura,que sempre rejeitando,o fez a ameaçar de tortura.

Miguel,sabendo disso,decide fugir com a filha para o norte,eles mudam seus nomes,e tentam viver a vida como foragidos.

No lugar onde passam a morar,Isaura conhece Álvaro,um homem rico,liberal e abolicionista ao extremo,ela se apaixona por ele,e ele por ela.

Álvaro pediu para que Isaura fosse com ele a um baile,mas ela rejeitava por não querer enganar a sociedade já que era uma escrava fugida,depois de muito insistir,ela decide ir.

Por muitas vezes quis dizer a Álvaro quem realmente era,mas não conseguia.

No baile,um estudante reconhece ela,pois havia guardado um anúncio de escravo fugido,ele provoca um escândalo,querendo levar ela com ele,mas Álvaro a defende,e impede que ele a levasse.

O estudante escreve para Leôncio,dizendo que encontrou sua escrava fugida,e ele vai procurá-la,com guardas e um pedido de prisão para Miguel.

Álvaro e Leôncio discutem,e para acabar com a briga,Isaura entrega-se à Leôncio.

Leôncio volta para Malvina pois precisava de seu dinheiro,e Miguel,na prisão,é convencido a tentar casar sua filha com Belchior para que ela tivesse a liberdade,Isaura aceita o sacrifício já que estava sem esperanças.

No dia do casamento,Leôncio é avisado que alguns cavalheiros chegaram,pensando ser pessoas que ajudariam na cerimônia,os deixaram entrar,até ver que era Álvaro,que diz que nada mais ali o pertencia,pois ele havia descoberto que ele estava falido,portanto quitou sua dívida,e agora,toda a fazendo incluindo os escravos,eram dele,e Isaura poderia agora viver com o grande amor.

Leôncio se ausenta da sala,e acaba se matando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com