TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

N2 Comunicação

Casos: N2 Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 2

Observe a tirinha.

Pensando no conceito de variações linguísticas exposto no conteúdo referencial, podemos afirmar que

Resposta Correta:

uma variedade linguística se concebe por uma comunidade de falantes; assim, não há um falar errado, mas variedades que seguem regras diferentes.

Feedback da resposta: Feedback: Observamos que as variedades são criadas por uma comunidade de falantes, isso mostra que existe uma lógica na estruturação da linguagem. É uma visão preconceituosa considerar que somente a norma padrão é a correta. Assim, quando analisamos as variedades, não existe certo ou errado, mas o que é relevante ao contexto, pensando também no conhecimento de mundo desse falante.

Pergunta 3

Leia a tirinha a seguir.

Analisando o texto, é possível afirmar que essa carta pessoal está

Resposta Correta:

centrada no receptor, porque a personagem se dirige ao Papai Noel, questionando-o sobre seu poder.

Feedback da resposta: Feedback: A carta pessoal da personagem é totalmente dirigida a seu interlocutor, o Papai Noel, em forma de questionamentos dirigidos a ele. Podemos dizer que sua função é conotativa.

Pergunta 4

Observe a imagem a seguir:

Podemos afirmar que os alocutários principais da propaganda são:

Resposta Correta: c.

Os motoristas em geral, mais especificamente os caminhoneiros que estão nas estradas com mais frequência.

Feedback da resposta: O alocutário preferencial é o motorista em geral, mais especificamente os caminhoneiros que estão nas estradas com mais frequência. Eles são representados no texto por um caminhão ao fundo.

Pergunta 5

Leia o trecho do artigo “Não atropele a gramática ao falar”, de Reinaldo Polito.

“Temos roupas diferentes para as mais diversas ocasiões, e usamos uma ou outra dependendo da circunstância.

Com a língua não é diferente. Se tivermos de apresentar um projeto acadêmico, a linguagem deverá ser própria para a academia. Se fizermos uma exposição na empresa, os termos do mundo corporativo serão os mais apropriados. Se estivermos conversando com um grupo de amigos, a comunicação solta, do cotidiano, sem muita preocupação com acertos ou desvios gramaticais é a mais indicada.

Podemos ter o mesmo raciocínio também quando nos referimos à gramática para a comunicação oral”.

Com base no excerto e no conteúdo referencial, podemos afirmar que

Resposta Correta:

o uso do português padrão é importante; porém, na fala, devemos nos adequar à situação, nem eruditos demais e nem informais demais. Cada situação pede uma linguagem e um comportamento diferenciados.

Feedback da resposta: Feedback: Assim como as roupas, a língua também deve adequar-se a diferentes situações; é importante que, em uma apresentação oral, o locutor entenda que a linguagem a ser usada deve ser tão formal quanto seu comportamento, mas deve atentar-se para não ser muito erudito; utilizar uma fala formal, porém adequada e acessível ao entendimento de seus expectadores.

Pergunta 6

Leia o texto abaixo:

Lasar Segall: um museu de portas abertas

É bem provável que grande parte dos frequentadores de museus no Brasil não procure voluntariamente essa instituição cultural. Ao contrário, as visitas a museus, no Brasil, parecem estar invariavelmente associadas a trabalhos e obrigações escolares, em excursões "protegidas" por uma escolta de professores e funcionários em missão obrigatória.

É compreensível então que, nessas circunstâncias, reste pouca simpatia de parte do estudante para com o acervo dos museus; o resto dessa disposição vai ser pulverizado por todo um aparato que sugere quais devem ser as atitudes e comportamentos adequados ao ambiente. Ao visitante dos museus é transmitida a noção de que nesse local, carregado de respeitabilidade, se deve ter uma atitude de "muito respeito", "pouca conversa", sem nunca esquecer que se trata de "um lugar de contemplação": atitude semelhante à que se tem numa igreja. Com esta conotação, o conjunto de normas contribui decisivamente para criar preconceitos em relação à obra de arte que dificilmente serão eliminados.

Com a autoridade institucional de que foi investido, o museu de arte representou, pela sua condição privilegiada, uma oportunidade única para sacralizar os objetos selecionados segundo os sonhos e fantasias de uma classe dominante. O museu, na sua forma tradicional, serviu como elemento mistificador da criação artística, além de local onde as pessoas vão à procura de obras "consagradas" feitas por uma elite da qual a maioria da população se sente afastada.

Tornou-se, então, uma tarefa obrigatória dos museus de arte a luta para desmistificar certos conceitos que distanciam o trabalho artístico do "homem comum". É o que vem sendo feito, de várias formas, por várias instituições brasileiras, entre as quais o Museu de Arte Moderna (do Rio de Janeiro), o Museu de Arte Contemporânea da USP (SP) e o Museu Lasar Segall (SP)."

Que pensamento expressa a conclusão a que o autor chega em seu texto?

Resposta Correta: d.

Pode haver um novo relacionamento entre o museu de arte e a população; assim, é possível despertar o interesse pelos museus a partir da iniciativa das próprias instituições.

Feedback da resposta: A conclusão é “Pode haver um novo relacionamento entre o museu de arte e a população; assim, é possível despertar o interesse pelos museus a partir da iniciativa das próprias instituições”. As demais afirmações fazem parte do raciocínio do autor.

Pergunta 7

Todo profissional precisa se comunicar bem e, para isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com