TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NO FIM DA LUZ DO TÚNEL

Tese: NO FIM DA LUZ DO TÚNEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

EXISTE LUZ NO FIM DO TÚNEL

Como podemos constatar historicamente o ser humano não tem sido tomado como centro e preocupação das empresas, assim como não o tem sido na sociedade. Salvaguardando as exceções, nelas as relações interpessoais são menos importantes é a dimensão econômica, ficando as pessoas subordinadas a ela. (p. 122)

O que fica evidente é que o mundo do trabalho não tem deixado espaço para o ser humano, para a criatividade, e sim para a ambição, colocando-o como peça da engrenagem. As relações têm sido distanciadas e tensas, e a individualidade engolida. Como dissemos, os sistemas econômicos orientam-se por regras individualistas e os indivíduos são reduzidos a cargos e funções. (p. 123)

“nas escolas de gestão e nas empresas, as atividades que envolvem diretamente a administração de ações concretas atingiram elevado grau de sofisticação, porém é preciso admitir que tudo que se relaciona com o governo das pessoas está muito longe de atingir essa mesma sofisticação”.

Também já é possível encontrar estudiosos que tomam o comportamento humano dentro das organizações como tema central de suas investigações; [...] (p. 123)

Esse novo paradigma e as iniciativas que o seguem nos levam a entender que a verdadeira missão das organizações não deve ser fazer as pessoas produzirem, coloca-las a serviço do poder do capital, e sim ajuda-las a realizar seu potencial criador, pois só assim serão produtivas e felizes. [...] (p. 123)

[...] Elas devem proporcionar condições para que as pessoas desenvolvam seus talentos e estimulá-las a isso.

[...] Por que a eficácia da organização absorve todas as atenções? Por que a importância do trabalhador foi minimizada? O econômico deve continuar sobrepondo-se a tudo e a todos?

[...] Isso significa dizer que as organizações devem dedicar à ética o mesmo cuidado dispensado às questões ditas organizacionais. [...]

Para isso, precisam ter a convicção de que os indivíduos são mais importantes do que as empresas e que elas existem para proporcionar-lhes melhores condições de vida. [...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com