TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOME GRAMÁTICO

Resenha: NOME GRAMÁTICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Substantivo é aquilo que por si só designa a própria substância, ou seja a essência, a matéria. É um termo com origem no latim “substantivu” que significa “substancial”.

Gramaticalmente, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina. Ex.: casa, avião, grito, música, felicidade, amor etc.

Qualquer palavra pode ser substantivada. Para tanto basta precedê-la de um artigo. Ex.: O não é uma palavra cruel. (advérbio substantivado). O amar e o odiar não conhecem limites. (verbos substantivados).

O substantivo podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

Quanto ao elemento que designa, o substantivo classifica-se em: próprio (Brasil), comum (cidade), concreto (caneta), abstrato (beleza), simples (flor), composto (beija-flor), primitivo (carro), derivado (carrinho).

O substantivo coletivo é todo aquele comum, mesmo no singular, que designa vários seres da mesma espécie: atlas (de mapas), biblioteca (de livros), enxame (de abelhas) etc.

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado condição etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça ou moça linda.

Flexões dos adjetivos

Um adjetivo apresenta três formas de flexão: gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).

O grau do adjetivo expressa a intensidade com que o adjetivo caracteriza o substantivo. O grau comparativo pode ser de superioridade (mais alta que), de igualdade (tão alta quanto) e inferioridade (menos alta que).

O grau superlativo indica que uma característica é atribuída em máxima intensidade ao substantivo. O grau superlativo pode ser absoluto e relativo. O absoluto pode ser sintético (A árvore era altíssima), e analítico (A árvore era muito alta). O grau relativo pode ser de superioridade (Essa árvore é a mais alta da praça) e de inferioridade (Essa árvore é a menos verde da praça).

Adjetivo pátrio

Os adjetivos podem se referir a cidades, países, continentes etc. exprimindo a nacionalidade. Ex.: Amazonense (do Amazonas), baiano (da Bahia), catarinense (de Santa Catarina) etc.

Locução adjetiva

A locução adjetiva é toda expressão (duas ou mais palavras) que aparecem no lugar de um adjetivo. Ex.: amor de mãe, cada de campo, avaliação por mês. A locução adjetiva sempre começa com uma preposição.

A maioria das locuções adjetivas é substituída por um adjetivo correspondente. Ex.: amor materno, casa campestre, avaliação mensal.

O significado de Adjetivo está na categoria: Língua Portuguesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com