TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nicola tesla

Por:   •  3/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

Nascido  em 10 de julho de 1856 na Croácia. Tesla estudou na Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga quando ficou fascinado com eletricidade.

Possuía bacharelado em física, matemática, engenharia mecânica, engenharia elétrica, e uma pós em física. Entre suas contribuições para o avanço do mundo moderno está o desenvolvimento do rádio, demonstrando a transmissão sem fios em 1894, robótica, controle remoto, radar, ciência computacional, balística, física nuclear e física teórica. Suas ideias no mundo foram tão revolucionárias que o Estado de Nova York e muitos outros estados nos EUA proclamou 10 de julho, aniversário de Nikola Tesla, como o dia de Tesla.

Hoje a eletricidade é gerada a partir da conversão da energia mecânica por meio de suas invenções. Contudo a sua maior conquista foi o sistema polifásico de corrente alternada, que é hoje a forma como todo o globo é iluminado.

O qu é corrente alternada? É a Corrente elétrica que muda de sentido. Ela faz um vai e volta no fio. A corrente na qual tudo de nossas casas estão ligados é alternada.

A lista de invenções patenteadas de Nikola Tesla é extensa: cerca de 40 nos Estados Unidos e mais de 700 no mundo todo. Poderíamos  dizer que Thomas Edison possui muito mais invenções, porém devemos lembrar que as patentes de Edison não necessariamente provinham de invenções suas, mas da enorme equipe de especialistas que trabalhavam para ele, incluindo nela o próprio Tesla.

Algumas de suas invenções são;

  • Motor de indução (utilizado em indústrias e em vários eletrodomésticos que utilizamos em nossas casas todos os dias);
  • Lâmpada de descarga (fluorescente);
  • Sistema de ignição utilizado hoje na partida dos carros;
  • Corrente Alternada (quase toda a energia que nossa civilização utiliza é distribuída através de corrente alternada, seja esta energia gerada em Hidroelétricas, Termoelétricas, Eólicas, etc);
  • Controle Remoto;
  • Transmissão via rádio;
  • Bobina de Tesla.

Como ele mesmo costumava a fala:

  “Quando tenho uma ideia, começo imediatamente a construí-la em minha imaginação. Mudo a construção, faço melhorias e opero o aparelho em minha mente. É absolutamente irrelevante para mim se testo a minha turbina desequilibrada. Não há nenhuma diferença; os resultados são os mesmos. [...] Invariavelmente, a minha invenção funciona como imaginei que faria, e o experimento sai exatamente como eu planejei.

Como não poderia deixar de ser, levando-se em consideração tal personalidade, existem vários mitos sobre Tesla e seus inventos como, por exemplo, seu raio mortal que poderia ser utilizado em guerras como arma de destruição em massa, ou a lenda de que teria provocado terremotos artificiais em algumas quadras de Nova York.

Sobre este caso, diz a lenda que, ao chegar em seu quarto de hotel, a polícia viu Tesla destruindo a marteladas uma de suas máquinas que, aparentemente, não queria desligar.

Para completar a lista de mistérios alguns relatos dizem que, logo após sua morte solitária neste mesmo quarto de hotel, o FBI teria adentrado no local e confiscado todos os seus projetos. Apesar das lendas é sabido (e inclusive citado em seu livro) que Tesla tinha sim planos megalomaníacos como sua ideia de transmitir energia elétrica por todo o planeta pelo ar, sem a necessidade de fios, através de bobinas gigantescas.

Em 1901, Nikola Tesla começou a trabalhar em um sistema global de torres gigantes destinados a transmitir pelo ar não apenas notícias, informações da bolsa e imagens, mas também - sem o conhecimento de investidores, ele queria eletricidade gratuita para todos. Esse foi o maior projeto do inventor, e seu mais audacioso.

A primeira torre foi erguida na rural Long Island de 1903 e tinha mais de 18 andares de altura. Em uma noite de verão, ela emitiu um ruído abafado e depois lançou raios de eletricidade pelo céu. Segundo o New York Sun, as luzes cegantes "pareciam disparar para a escuridão em uma viagem misteriosa". Mas o sistema fracassou por falta de dinheiro e, pelo menos parcialmente, viabilidade científica. Tesla nunca terminou o protótipo de sua torre e foi forçado a abandonar seu laboratório adjacente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com