TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nicolae Machiavelli

Resenha: Nicolae Machiavelli. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

Ouve-se falar muito em Nicolau Maquiavel. Um autor famoso que escreveu uma carta destinada a um Príncipe.

Maquiavel foi um homem que acabou sendo preso e torturado, devido às suspeitas de participação de uma conjura contra os Medici.

Ele seguia o espirito renascentista, inovador, queria superar o medieval, queria separar os interesses do Estado dos dogmas e interesse da igreja.

Nicolau Maquiavel usa de sua ciência politica para orientar algumas praticas de ações que o Príncipe deveria exercer para conquistar e manter-se no Poder, pois mesmo ele estando preso, ainda tinha o anseio pela libertação de sua pátria. Ele tornou-se muito conhecido e falado devido o seu comportamento maquiavélico.

Acredita-se que desde sempre existiram e existirão pessoas com este tipo de comportamento “maquiavélico”.

Comportamento maquiavélico, é aquele que age com astúcia, age com vias indiretas, age de maneira pouco transparente, para atingir seus fins.

Conforme diz Maquiavel (1513): “Os fins justificam os meios”.

Entende-se que se o fim for bom, o meio será justificado. Era desta forma que Maquiavel encarava as situações.

A humanidade vivência muito esta frase, principalmente aquelas que ocupam uma posição de Governantes e políticos, estes são exemplos de pessoas maquiavélicas, não se importam com qual meio irão utilizar-se para atingir seus objetivos, o importante é alcançá-los.

No livro é citado conforme Maquiavel (1513) a seguinte frase: “Mate se preciso for, mas alcance seu objetivo”.

É desta forma que acontece, um querendo ser melhor que o outro, um pisa daqui, outro puxa o tapete dali, com isso nunca será aceito e amado por todos, porém Maquiavel deixa claro que o príncipe deve preferir ser amado e temido ao mesmo tempo, mas diz que como é uma combinação muito difícil, então deve se optar ser temido por segurança.

Conforme diz Maquiavel (1513): “Os homens amam de acordo com seu próprio arbítrio, mas temem segundo a vontade do príncipe (...)”.

O príncipe quando está à frente de um exército deve manter a fama de cruel, ou caso contrário, ele não conseguirá comandar com êxito.

O amar vem de acordo com cada homem, mas quando o temor lhes é imposto; sendo assim o príncipe deve fazer o uso do que lhe tem nas mãos, e não no que depende da vontade alheia.

Em uma passagem, Maquiavel aconselha que quando um conquistador toma um Estado, ele deve infligir todos os danos que considera necessários de uma vez e não fazê-lo aos poucos, para poder tranquilizar o povo e ganhar seu apoio, ele não se deve incomodar com a reputação de cruel; seu proposito é manter o povo unido e leal, pois quando este é seu inimigo, deve temer tudo e a todos.

Sabe-se que é muito mais fácil manter um Estado hereditário do que um Estado novo, pois o hereditário tem toda a soberania de uma família, de uma linhagem e o povo já está acostumado.

E quando é conquistado o Estado por monarquias novas, estes sofrem um pouco mais, pois o povo também irá sofrer para saírem de sua zona de conforto e habituarem- se as mudanças que com certeza irão acontecer.

Entende-se que aquele que conquista o poder de governo perante uma sociedade deve ter muita cautela em tudo.

Acredita-se que na medida em que o soberano não ofenda seus súditos e não mostra motivos para o povo odiá-lo, estes o quererão bem.

O príncipe mais que tudo, deve manter o povo, diria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com