TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas ABNT

Monografias: Normas ABNT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DAS PRINCIPAIS NORMAS DA ABNT PARA ENTREGA DE TRABALHOS

DISSERTATIVOS – FORMATAÇÃO BÁSICA

Fonte: Times New Roman, cor “automática”

Tamanho da fonte: 12

Espaçamento entre linha: 1,5

Parágrafo: justificado, com um deslocamento de 1,25 cm na primeira linha.

Títulos: negrito, fonte 12.

Citação literal com até três linhas:

A citação literal é aquela em que se copia palavra por palavra de um texto. Veja como fazer uma citação literal de até 3 linhas:

De acordo com Dilcher (2012, p 86): “Nesse sentido, sempre existiu a suposição de que a ligação de enfoques normativos com empíricos, que permeia toda sua obra, tivesse a ver também com a formação jurídica de Weber.”

Veja que é obrigatório colocar o ano e a página! As aspas também são obrigatórias. Não coloque o nome completo do autor, apenas o último nome é necessário.

Citação literal com mais de 3 linhas:

Se a citação literal tiver mais de três linhas, então a citação se faz de forma completamente diferente. Nesse caso é correto:

Podemos ver que o autor confirma o que foi dito, nos seguintes termos DILCHER (2012, p.86):

Em uma investigação desses nexos, pode-se adentrar em uma dupla problematização: 1) Como foi possível que um aluno que recém concluíra uma formação científica jurídica, como que sem preparação alguma, tenha se tornado um dos principais cofundadores das ciências sociais incipientes, em processo de desenvolvimento? Que pressupostos para tanto eram oferecidos pela jurisprudência alemã na época, e quais focos especiais de interesse foram estabelecidos pelo próprio Weber, como jovem estudante e erudito? 2) Onde é possível reconhecer, na obra tardia de Weber, vestígios de sua conformação jurídica e das matérias jurídicas que o interessavam?

Note que, nesse caso, o texto é afastado para a direita em 4cm e a letra agora tem tamanho 11. Não há aspas, nem deslocamento na primeira linha. O espaçamento entre linhas é simples.

Parafraseando um autor: um texto acadêmico pode sim ter citações literais, mas não pode estar repleto delas. Você pode se utilizar da paráfrase, que é utilizar a ideia do autor, mas utilizando as SUAS próprias palavras. Mas preste atenção: mesmo se você mudar as palavras do autor, ainda sim tem que fazer a citação correta. Abaixo farei a paráfrase do texto acima.

Dilcher (2012) afirma que esse tema pode apresentar duas problematizções etc.............

Preste atenção: não foi colocado o número da página. De fato, quando é feita a paráfrase, a página não é necessária, apenas a data de publicação da obra que você estiver consultando. Mas, de qualquer forma, é necessário fazer a citação completa na Bibliografia Final.

Referência bibliográfica final:

Não basta fazer a citação correta no corpo do texto, é necessário fazer a referência bibliográfica ao final do texto.

Veja como referencio o texto online que citei:

DILCHER, Gerhard. As raízes jurídicas de Max Weber. Tempo social., vol.24, no.1, p.85-98, 2012.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702012000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 01.03.2013.

Lembre-se: não basta colocar apenas o endereço eletrônico!

Note que coloquei o sobrenome do autor todo em letra maiúscula. O primeiro nome em minúscula. Depois coloquei o título do artigo e o nome da revista em itálico. Em seguida as informações adicionais. Também é fundamental colocar o site entre < > e a data, com dia, mês e ano do acesso.

Veja que essas informações são fundamentais.

Quando a referência e a citação não são feitas, o indivíduo está se apropriando das palavras e ideias de outras pessoas, o que é plágio.

Você deve estar se perguntando, o que faço quando uso um site, como por exemplo, a wikipedia, no qual o autor não é citado? Nesse caso, não utilize. Se você não sabe quem escreveu, como pode aceitar como legítimo o conhecimento que está sendo passado por aquele meio? O conhecimento científico só tem validade se sabemos quem escreveu. Assim, só use em trabalhos acadêmicos sites em que o nome do autor está claro.

Referência bibliográfica de livros:

Referenciar um livro é ainda mais fácil. Sempre siga o modelo que destaco a baixo:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Nome do Livro. Cidade em que foi publicado: editora, ano.

É importante você entender que não se trata do ano em que a obra foi publicada, mas do ano da edição que você está utilizando, ok?

Uma pergunta comum: é possível fazer um texto sem colocar a bibliografia no final? Isso só é possível se todas as ideias do texto forem suas, legitimamente. Ou seja, se elas forem resultados de pesquisas suas, de descobrimentos seus. Esse é o único caso. Se a ideia for de outra pessoa, então coloque a bibliografia e cite corretamente, pois, do contrário, é plágio. Dessa forma, ao entregar trabalhos, sempre os envie com as referências finais completas.

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »