TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE EDUCAÇÃO SOCIOLÓGICA

Tese: NÍVEL DE EDUCAÇÃO SOCIOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIANA G. LEMES

MÁRCIA J.FERREIRA

MARGARET G. SANTOS

REGINA OLIVEIRA

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

PEDAGOGIA

4ª SÉRIE

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

ADRIANA G. LEMES

MÁRCIA J. FERREIRA

MARGARET G. SANTOS

REGINA . OLIVEIRA

“A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO”.

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

PEDAGOGIA

4ª SÉRIE

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da 4ª série da Universidade Anhanguera Uniderp,

Pólo Barretos-Sp, como requisito de nota parcial da disciplina: Fundamentos sociológicos da Educação.

Orientadora: Tutora a Distância. Laís Moraes Ossuna.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ................................................................................................................. 3

DESENVOLVIMENTO

1-IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO............................................. 4

2- DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO . 5

3- ARGUMENTAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES: ENSINO, CULTURA E

SOCIEDADE .........................................................................................................................6

4 -CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL...............................................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................10

BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................11

APRESENTAÇÃO

A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sócio educacional, e têm como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Ela oportuniza aos seus pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação; também dá a oportunidade de se compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação, à luz de diferentes teorias sociológicas.

A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos para a vida em sociedade deve proporcionar uma visão que nos permita uma compreensão da sociedade em todas as suas dimensões.

A Sociologia da Educação não trata somente das relações sociais e de poder perpetuadas no ambiente escolar, e nem somente da necessidade da educação para a manutenção da sociedade. Essa disciplina e campo do conhecimento dedica-se também à análise de outros pormenores do ambiente escolar, como por exemplo, os fatores que podem interferir nos resultados escolares.

É então que se percebe mais uma vez a interação do ambiente escolar com outros segmentos da sociedade, isso por que estes diferentes fatores tem influenciado nestes resultados, que por sua vez também são formas falhas de buscar classificar indivíduos tão diversos, com capacidades tão múltiplas, impossíveis de serem enquadrados em notas ou conceitos tão fechados. Assim sendo, tudo isso é também. Matéria de análise dos sociólogos, especialmente dos sociólogos da educação.

Embora o campo de conhecimento da Sociologia não garanta por si só o compromisso de promover uma educação crítica transformadora, pela sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares que as diversas perspectivas analíticas ensejam, já possibilita uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação como um fenômeno fundamental na transmissão da herança cultural; dos modos de vida; das ideologias; na formação para o trabalho; preservando uma estreita relação com a realidade em cada contexto histórico.

1- A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

Daí se afirmar que a sociologia é de grande importância para a educação por ser uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dá o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas.

Segundo Nelson Piletti, a sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.

Assim, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conhecimentos sociológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com