TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ação Negatória de Paternidade C/C Anulação de Registro Civil

Por:   •  17/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                                                                                 [pic 2]

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Edital 2020

MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE

  1. Identificação

Nome do Residente: Raildo Roberto Alves da Silva

CPF: 019.290.132-05

Nome e sigla da IES: Universidade Estadual de Roraima

Curso de Licenciatura: Licenciatura em História

Séries/Anos e Etapa da educação Básica nas quais desenvolveu atividades: Escola(s)-Campo onde desenvolveu as atividades:

 Nome do Docente Orientador: Gisele Deprá

Nome do Preceptor: Vandeilton Francisco

  1. Relato de Experiência (ver orientações para a elaboração do relato no documento anexo):

Resumo

O presente relatório visa apresentar as experiências desenvolvidas enquanto participante do Programa de Residência Pedagógica que foi criado com o intuito de estimular o aperfeiçoamento da pratica docente nos cursos de licenciaturas, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica. Neste trabalho, as experiências apresentadas terão como foco os momentos de interação dos residentes do programa que fazem parte do curso de História, da Universidade Estadual de Roraima, bem como a interação entre preceptor e residentes, escola e universidade. Para tanto, busca apresentar as experiências vivenciadas, por meio de observações e imersão, adquiridas durante o projeto, em que atuei como bolsista na Escola Estadual de Ensino Ayrton Sena, de forma online e assíncrona.

Palavras-Chave: Experiências, Residência Pedagógica, licenciatura, História, online e assínocra.

INTRODUÇÃO

 O presente trabalho caracteriza-se como um relato acerca da experiência de iniciação à docência, proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visando assim preparar os futuros docentes e qualificar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, uma vez que os residentes têm a oportunidade de estarem inseridos no ambiente escolar, conhecendo melhor as diversas realidades e desafios a serem enfrentados.

A Residência Pedagógica pautou-se em atividades e momentos de estudo teórico, reuniões constantes de discussão das práticas, encontros virtuais de formação com todos os alunos do programa, práticas de observações, reflexão das situações observadas, planejamento das intervenções, discussões sobre as propostas, intervenções e síntese do processo desde o planejamento até sua execução.         

Este relato de experiência tem por objetivo apresentar as experiencias e conhecimentos adquiridos no programa Residência Pedagógica. Para tanto, busca apresentar as experiências vivenciadas, por meio de observações e imersão, pelos estudantes do curso de História e Geografia, todavia pontuo aqui, que as experiências adquiridas, se deu de forma on-line e assíncrona com a justificativa do Covid- 19. Em que o contato com os alunos e pais foi quase inexistente, o que trouxe muitas frustrações, deixando a sensação de trabalho incompleto e quebras de expectativas.

Relatos de experiencias

A residência pedagógica tem papel fundamental na formação inicial de futuros professores, pois é o momento em que o graduando pode se apropriar da realidade do âmbito escolas que antes fazia parte somente dos assuntos abordados em debates acadêmicos. Zabalza (2014, p. 32) reforça essa característica dizendo que o estágio tem como “principal objetivo propiciar que os estagiários vivenciem e pratiquem o que lhes é ensinado teoricamente em sala de aula (...)”, auxiliando na construção da identidade profissional revelando assim “(...) o melhor conhecimento de si mesmo e de seus pontos fortes e fracos em relação à profissão escolhida’’.

Nos primeiros três meses de residência as ações se voltaram para a capacitação dos orientadores das escolas-campo, e a preparação e orientação dos Residentes para o desenvolvimento do programa, além da elaboração do plano de trabalho que o projeto abordaria. Cabe ressaltar que todo esse processo foi realizado de maneira remota por meio de lives e videoconferências, uma vez que o mundo inteiro foi afetado pelo covid-19, sendo assim toda a execução do projeto teve que ser adaptada para o trabalho remoto.

Também ocorreram outros momentos de aprendizado e conhecimentos compartilhados, com conversas e encontros virtuais de planejamento com o preceptor. Onde era discutido as formas de elaborar um plano de aula, qual a melhor metodologia a utilizar, a preparação de atividades para usar em sala e as dicas de como agradar os estudantes, de como chamar a atenção deles para a aula, sempre de forma muito fluida trazendo, o que deixava esses encontros sempre prazerosos, no quais a teoria e a pratica docente eram conciliados, claro que ainda não de forma efetiva devido a pandemia, mas já proporcionava um ótimo conhecimento.

Já no que se refere ao início do ano de 2021, ainda de forma remota devido a pandemia causada pelo covid-19, através de reuniões virtuais, nas quais a vivência na Escola Estadual Ayrton Senna da silva era abordada através de funcionários convidados para as reuniões virtuais que mais pareciam descontraídas conversas, o que não tirava seu caráter acadêmico, mas adicionava uma boa conversa, os próprios residentes relatavam suas dúvidas, elogios e vivencias em estágios anteriores. Oque enriquecia ainda mais essas reuniões.

[pic 3]

Figura 1:equipe do subprojeto interdisciplinar de História e Geografia – videoconferência

Com vistas à garantir manutenção do projeto, dos vínculos e à continuidade da aprendizagem dos residentes, a coordenação do projeto, articulou o corpo docente para a sensibilização e a realização das atividades de forma remota, adaptando o uso de ferramentas para a realização de aulas remotas com plataformas e ferramentas via internet, gratuitas, de fácil acesso e confiável para transmissão de vídeos ao vivo no YouTube ou em outras redes sociais.

Esse cenário só fortaleceu a ideia de que “Não há como sustentar o divórcio entre a educação escolarizada e a tecnologia da informação” (CUNHA, 2016, p. 92), uma vez que a tecnologia pode proporcionar excelentes ferramentas de ensinos, ou como nesses tempos de isolamento social a única forma de se manter a pratica de ensino.

[pic 4]

Figura 2: videoconferência sobre vivencias e o papel do RP na formação de professores

Vale salientar também o lado negativo deste cenário remoto, com esta modalidade de ensino, vários bolsistas (me incluo aqui) passaram por diversos obstáculos e dificuldades, tais como a falta de recursos tecnológicos para todos, conexões de internet entre vários outros imprevistos. Fatores esses que dificultaram ainda mais a residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com