TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Circuito de Atletismo

Por:   •  1/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

        PLANO DE AULA

Escola: __________________________________

Professor: ______________________________

Ano:________________ Turno:_____________                                                                        

Data: _____/______/________                                                                              

Aluno Estagiário: Elcimar Alves Ribeiro

CONTEÚDO:    Mine circuito de Atletismo

PÚBLICO ALVO:  Alunos do 6º ao 9º ano

TEMPO ESTIMADO: 5 horas

OBJETIVOS:

  • Estimular a compreensão de que ações como correr e saltar e arremessar fazem parte do cotidiano das brincadeiras ,  jogos e atividades esportivas.
  • Mostra que o esporte individual pode estimular o trabalho em equipe.
  • Reconhecer que o Atletismo serve de base para a iniciação em esportes coletivos.
  •  Desenvolver a agilidade, velocidade e espírito de equipe, respeitando os limites e dificuldades do próximo.
  • Compreender como devemos agir se caso ocorrer algum acidente durante as atividades escolares.

METODOLOGIA:

     -   Expositiva e Prática. Iniciar com uma roda de conversa sobre as atividades que serão realizadas. Focalizar a questão do respeito ao próximo, saber vencer e saber perder. Mostrar que o importante é que todos podem participar de forma descontraída para que possa acontecer uma efetiva participação dos discentes.

    - Realizar uma explanação sobre as regras oficiais do Atletismo, explicando que as mesmas serão adaptadas para facilitar a aprendizagem e participação no espaço escolar;

       - Realizar as inscrições para as seguintes modalidades de Atletismo: Corrida com barreiras; Salto em distância e Arremesso de peso. Separando os alunos de acordo com a série ou faixa etária.

- Fazer uma rápida demonstração de primeiros socorros em caso de acidentes. Realizar manobras de imobilização dos membros inferiores (botinha), superiores ( tipoia) e pescoço fazendo uso de papelão, bonés e ataduras e um tecido. Improvisar uma maca com o tecido.  Lembrando que temos que entrar em contato com o SAMU/Hospital..

AQUECIMENTO:

   - Corrida com Barreiras será realizada uma atividade utilizando uma corda longa, os alunos terão que correr parados encostando os joelhos na corda que estará estirada entre duas extremidades. A altura da corda será aumentada aos poucos, o tempo e a velocidade da atividade também.

     - Para o arremesso de peso a atividade será a seguinte: será formada duas equipes, no centro da quadra será colocado diversos cones pequenos. Nos limites de cada lado da quadra ficarão as equipes. Estas arremessarão bolas com objetivo de acertar os cones. Demostrar a forma correta de realizar um arremesso de peso, mas não cobrar regras oficiais.

- Para o Salto em Distância o aquecimento será realizado da seguinte forma: Será desenhado um rio no chão. Este rio terá um limite estreito 1,50m, meio largo (3,00m) e largo (4,00m). Os participantes do salto em Distância serão divididos em 3 equipes( 01 – 02 – 03), fará um sorteio para saber quem ficará em cada equipe.  O rio será inumerado – Rio 01 – 02 e 03...  Cada equipe terá que saltar o seus respectivos rios.. No leito do rio serão colocados platôs chineses representando os crocodilos. Ou seja, os participantes precisam saltar de uma margem à outra sem cais dentro do rio. ( o professor poderá encenar que está sendo perseguido por leões e que para sobreviver precisará saltar o rio... mas cuidado para não cais no rio.. pois os crocodilos também estão famintos).

Atividade 01: Arremesso de peso.

- A atividade será realizada após o aquecimento citado anteriormente.

. O peso será confeccionado previamente com areia, tecido e fita adesiva, será de 2kg para o sexo feminino e 3kg para o masculino.

. Um arco (bambolê) será utilizado para demarcar o espaço de realização do arremesso.

- O espaço para a atividade será delimitada com cones e fita de isolamento para evitar acidentes.

      Os alunos iniciarão os arremessos de acordo com o Ano/Categoria, com base na ficha de inscrição. Cada aluno realizará 2 arremessos, valendo a maior distância alcançada. Serão classificados 1°, 2° e 3° lugar de cada categoria e premiados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze.

Atividade 02:  Corrida com barreiras.

- A atividade será realizada após o aquecimento citado anteriormente.

. As raias serão demarcadas com barbantes, cones e fita de isolamento.

   A prova iniciará de acordo com o Ano/Categoria com base na ficha de inscrição. Os aluno passarão por eliminatórias, onde os que chegarem primeiro no limite das raias irão se classificando até chegar no 1°, 2° e 3° lugar de cada categoria. Serão premiados com medalhas de “ Ouro, prata e bronze”.

Atividade 03:  Salto em Distância.

- A atividade será realizada após o aquecimento citado anteriormente.

. A caixa de areia foi improvisada antecipadamente.

 - A pista até a caixa de areia será demarcada com cones e fita de isolamento.

    Os saltos iniciarão de acordo com o Ano/Categoria com base nas fichas de inscrição, cada participante fará 2 saltos, valendo o mais distante. Após todas as eliminatórias serão classificados por categoria 1°, 2° e 3° lugares, e receberão as medalhas de ouro, prata e bronze.

VOLTA A CALMA:

     Após cada atividade citadas acima, fazer uma roda de conversa focalizando a importância da participação de todos durante as provas, perguntando-os se eles gostaram. O que deveria ser mudado para melhorar, se houve trapaças durante as provas, se a organização foi justa com todos os participantes.

     Se necessário realizar um suave alongamento trabalhando a inspiração e expiração.

AVALIAÇÃO:  Contínua, levando em conta a participação dos alunos .

RECURSOS MATERIAIS e ESPAÇOS:  Quadra, pátio, bambolês, cones,apito,  bolas de areia coletes, barbantes, fita de isolamento, corda,  fita métrica, papel chamex, caderno para anotações e caixa de primeiros socorros.

FICHA DE INSCRIÇÕES – MINE ATLETISMO

ARREMESSO DE PESO:

Nome

Idade

FICHA DE INSCRIÇÕES – MINE ATLETISMO

SALTO EM DISTÂNCIA:                          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com