TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil do professor da educação básica em São Borja

Por:   •  29/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA: RELAÇÃO ENTRE CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DO ENSINO.[1].

Auri de Medina Paim[2] Bernardo Ferrari3 Evandro Ricardo Guindani4

A pesquisa teve por objetivo investigar o perfil do professor de Ciências Humanas na cidade de São Borja, Foram pesquisados 64 professores em 14 escolas públicas nos critérios: sexo, idade, estado civil, escolaridade dos pais, renda familiar, formação e acesso a capital cultural Optou-se pela abordagem qualitativa por meio de entrevistas,  e coleta de indicadores disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educação Anísio Teixeira - INEP (2010). Os dados foram analisados apoiados nos autores que investigam o capital cultural, função docente e realidade da educação básica, como Bordieu (2007), Lahire (1997), Hubermann (1992) e Enguita (1991) Os resultados da pesquisa apontam que 81,25% são mulheres e 18,75% são homens. 75% dos professores estão entre 36 a 55 anos. Declarou-se casado (a) ou em união consensual, 59,4%.  A escolaridade dos pais é baixa, 39,85% tem ensino fundamental incompleto e apenas 11,7% completo. As condições de trabalho apresentam rebaixamento salarial, 57% dos docentes recebem de dois a cinco salários mínimos. Usando como recorte os professores de História e Geografia, verificamos que a maioria dos professores lecionam aulas além de sua formação (66%). A quantidade de alunos atendidos, e um dos fatores que também colabora para a precarização da educação, No ensino fundamental 60,7% dos professores possuem de 41 a 200 alunos. A falta de tempo afasta os professores da frequência em eventos culturais. A maioria assinala que vai algumas vezes por ano aos museus (81,3%) e (9,4%) dizem ir entre uma vez por mês e uma vez por semana. A leitura preferida indicada pela pesquisa (79,7%) escolheu Pedagogia e Educação. Conforme o perfil docente das instituições pesquisadas, ficou claro a importância de se apropriar do conhecimento sobre a relação entre o perfil docente e seu contexto de trabalho. Das escolas analisadas, aquela que possui a menor taxa de rendimento e aprovação dos seus alunos é a mesma onde a maioria do corpo docente possui menor número de alunos e leciona exclusivamente nela. Esses dados contribuíram para uma problematização das políticas de formação docente em relação à qualidade do ensino na educação básica.

Palavras-chave: Condições de trabalho; Educação básica; Qualidade no ensino.

REFERÊNCIAS

BORDIEU, Pierre; Escritos de Educação: Maria Alice e Afrânio Catani (organizadores) 9. Ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

ENGUITA, Mariano F. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação. Porto Alegre, n.4, p.41-61, 1991.

FRIGOTTO. Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade, Campinas, 2003.

HUBERMAN, Michael. 1992. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NOVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora,. p.31-62.

LAHIRE, B.. Sucesso escolar em meios populares – as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com