TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cronograma

Por:   •  19/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO - UNIJORGE

LEOMAR ANJOS SANTOS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SALVADOR-BA

2019

Leomar Anjos Santos

Fundamentos de Gestão Empresarial

Trabalho apresentado como pré-requisito              parcial da disciplina Educação Ambiental da  instituição de ensino superior UNIJORGE.

Docente: Clarice Melo

SALVADOR-BA

2019

O ciclo que não se fecha e quando os recursos que utilizamos no dia a dia como plástico, metal, papel, vidro e produtos orgânicos são jogados de maneira equivocadamente errada como muitas vezes são jogadas em rios e oceano, exemplificando e quando não utilizamos maneira que ele seja reutilizado se tornando um ciclo que não se fecha.

FIGURA 1: ilustração do ciclo que não se fecha

[pic 2]

FONTE: Autoria própria. 2019

Os principais fatores que influenciam para o ciclo não fechar são: O crescimento populacional, consumo exacerbado de recursos naturais e geração de resíduos. o Brasil e o quarto maior produtor de plástico no planeta ficando atrás somente de Estado Unidos, China e Índia. O  Brasil  produz cerca de 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, cada brasileiro produz cerca de 1k de plástico por semana, também é um dos que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145.043 toneladas.

O uso desenfreado do plástico afeta os oceanos e a vida do ser humano, a não mudança de atitude sobre a questão do plástico, caso não seja discutido vai acarretar daqui a três décadas, vai haver mais plástico do que peixe no mar uma vez que o plástico é consumido pelos peixes e outros seres marinhos  que não sabem distinguir o plástico de alimento sendo assim, os animais que consomem peixe como gaivotas entre outras aves  também acabam se alimentando desse plástico ocorrendo a morte do animal.

Segundo a ONG (organização não governamental) as conseqüências da insustentabilidade em relação ao plástico afeta a qualidade do ar, de sistema de fornecimento de água, e qualidade do solo. Principalmente os brasileiros sentem na pele  por não ter educação ambiental e acabam jogando lixo como plásticos nas ruas como conseqüências  as bocas de bueiros acabam entupindo, bueiros que são responsáveis de levar água da chuva para o mar e acaba causando alagamentos e transtornos para toda a população.

Dentre as possíveis soluções para o ciclo que não se fecha referente ao plástico a reciclagem e a diminuição do produto de lixo plástico são uma das maneiras de diminuir o impacto que o meio ambiente sofre com a influência do plástico que demora até 100 anos para se decompor na natureza. Para tudo dar certo precisa do ser humano ter uma educação ambiental e o governo desenvolva políticas públicas para a discussão do assunto pois deve existi uma nova relação entre o homem e a natureza, onde ambos andam lado a lado, constituindo uma das bases do desenvolvimento sustentável que leva a um envolvimento maior da população nas decisões e ações ambientais.

A educação ambiental pode ser simplesmente introduzida nas escolas em todos os níveis de ensino com a ajuda dos recursos tecnológicos ensinar a essa nova geração a importância de se torna uma aliada do meio ambiente pois precisamos dela para sobreviver.

A pratica dos 3 R's da sustentabilidade que consiste reduzir, reutilizar e reciclar  pois quanto menos consumimos, menos recursos extraímos da natureza e menos teremos que descartar, quando reutilizamos damos um outro uso ao que iríamos descartar, tudo o que é produzido utiliza energia e matéria-prima, portanto temos que aproveitar ao máximo os materiais, que é também uma forma de economizar energia, quando reciclamos tudo que não pudermos reaproveitar deve ser direcionado para reciclagem. A reciclagem gera renda e emprego para muitas pessoas, além de evitar o descarte que só irá agravar o problema do lixo.

FIGURA 2: ilustração do ciclo que não se fecha

[pic 3]

FONTE: Natureza0.blogspot.

Disponível em :http://natureza0.blogspot.com/2013/08/os-3-rs.html. Aceso em 30/05/2019

Existem tecnologias importantes para o uso de energia sustentável, por que os combustíveis fosseis Como o gás natural, carvão e petróleo como fonte de energia pois elas estão se instituindo. O uso de renovável ou seja aqueles que não agridem o meio ambiente são :

Energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do Sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, principalmente como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar. A luz solar e a energia solar são considerados fonte de energia renovável e sustentável.

FIGURA 3: ilustração do ciclo que não se fecha

[pic 4]

FONTE: Portal energia

Disponível em: https://www.portal-energia.com/energia-solar/. Aceso em 30/05/2019

Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros.

FIGURA 4: ilustração do ciclo que não se fecha

[pic 5]

FONTE: Toda matéria

Disponível em : https://www.todamateria.com.br/energia-eolica/. Aceso em 30/05/2019

A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.

FIGURA 5: ilustração do ciclo que não se fecha

[pic 6]

FONTE: Embarcados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (468.9 Kb)   docx (644.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com