TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronograma de trabalho

Tese: Cronograma de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Tese  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Este trabalho vai me ajudar muito no conhecimento empresarial,enriquecer o vocabulário no tema empresarial,envolvendo rotinas trabalhistas,clima organizacional e processo contábil.

Rotina Trabalhista

As Rotinas Trabalhistas e contabilização são formados por um conjunto de fatores, busca além de relatar os processo de contabilização de uma empresa, transformar os dados em informações, mediante procedimentos próprios.

O tema desenvolvido tem como uma estrutura que procura evidenciar alguns aspectos, componentes e seus fatos e firmados alguns As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e conseqüências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possa evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho. A Folha de pagamento, por sua vez, tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão a folha de pagamento. O recibo de pagamento de cada empregado é a parcela que contribuirá com a formação da folha de pagamento. Será ele constituído de vencimentos, descontos, demonstração da base de cálculo de INSS, IRRF e FGTS, bem como seus respectivos descontos, e o seu resultado como valor líquido que o empregado receberá.

Contribuição sindical:

Contribuição sindical é obrigatória e deve ser recolhida anualmente, de uma só vez e paga por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional. Isto é regulamentado pela CTL (Consolidação das Leis do Trabalho), no artigo 578.

Desconto de INSS e IRRF dos empregados:

O desconto de INSS é a contribuição inevitável a todos os empregados. conceitos.

As Tensões no Ambiente de Trabalho

1-O que é estresse? Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Este evento pode ser algo negativo ou positivo.

2-Todo estresse e ruim?Explique. É melhor parar de reclamar que sua rotina anda agitada demais. Em pequenas doses, a tensão gerada diante de um novo desafio, como uma fala em público, a entrega de um trabalho ou até uma discussão em família, diminui os riscos de doenças como Alzheimer, artrite e alguns tipos de câncer, revelam pesquisas recentes.

O velho ditado de que a diferença entre o veneno e o remédio está na dose se aplica muito bem ao estresse, que nada mais é que uma reação natural do ser humano diante de uma situação de perigo. Picos curtos de estresse durante o dia servem de motivação para encarar algo inesperado e terminam por gerar satisfação, explica Ana Maria Rossi, Ph.D., presidente da seção brasileira da International Stress Management Association (Isma-BR).

Se estressar de vez em quando também ativa o sistema imunológico. Um estudo recente da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, sugere que levar uma vida calma demais aumenta em 43% as chances de morrer prematuramente. O motivo? Se nunca estimulado, o sistema imunológico não se fortalece e a pessoa adoece com mais facilidade.

Entretanto, o estresse só é bom se dura de minutos a alguns dias. Passa-se desse tempo torna-se um desgaste emocional crônico e, em vez de bem, começa a fazer mal à saúde. Quando o estresse é ruim, a sensação após determinado episódio é de opressão, nunca de excitação, e leva a um descontrole que gera desde fugas emocionais até reações agressivas.

3-Comprovadamente existem três grupos de fatores potenciais de estresse no trabalho. Cite-os e explique-os. Conforme Robbins (1999) há três categorias de fatores estressantes potenciais: ambientais (que influencia os níveis de estresse entre os empregados de uma organização devido às incertezas econômicas, políticas e tecnológicas); organizacionais (situações de dentro de uma empresa que podem causar estresse, como a pressão para evitar erros ou completar tarefas em um prazo muito curto, além da sobrecarga de trabalho, chefe exigente e colegas desagradáveis) e individuais (aqueles que provêm de questões pessoais).

Categorias Fontes potenciais de estresse:

Fatores ambientais:

- Incertezas econômicas: quando a economia entra em recessão as pessoas tendem

a ficarem mais ansiosas.

- Incertezas políticas: as instabilidades políticas e mudanças repentinas induzem

os trabalhadores ao estresse.

- Incertezas tecnológicas: como as novidades tecnológicas tornam as habilidades

dos empregados obsoletas, e pode ser uma ameaça a eles.

Fatores organizacionais:

- Exigências da tarefa: pressões colocadas pelo cargo.

- Exigências do papel: relaciona-se às pressões colocadas a uma pessoa como

função especial que ela representa na organização.

- Exigências interpessoais: pressões criadas pelos outros empregados.

- Estrutura organizacional: regras excessivas e falta de participação nas decisões

levam ao estresse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com