TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curriculo no Brasil

Por:   •  8/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2



Aluno: Mário Campos Gomes

O Currículo do ensino superior nos dias de hoje é visto como uma oportunidade para a concorrência na área de trabalho, quem possui mas conhecimento é considerado capaz de concorrer a áreas melhores e para o acadêmico de uma universidade também, por muitas vezes o acadêmico necessita de experiencias para siar da universidade pronto para enfrentar a vida mas nem sempre é assim.

O objeto das Instituições de Ensino Superior concentra-se no desenvolvimento e desdobramento do conceito de “conhecimento”. O aluno deve ser estimulado a produzir trabalhos acadêmicos que propiciem o desenvolvimento de um conjunto de competências no campo da sua futura atuação profissional através de uma maior compreensão entre a realidade prática e a teoria apreendida em sala de aula. Assim, a produção de conhecimento não pode estar dissociada da prática da pesquisa.

O perfil do novo aluno no contexto globalizado, frente às tecnologias atuais, requer do professor novas habilidades e competências e exigem a formação de um profissional mais autônomo, crítico e reflexivo. Portanto, a pesquisa deve ser parte integrante do processo de formação acadêmica dos professores e consequentemente se refletirá no seu processo de ensino. Esse processo é considerado a base propulsora de um ensino de qualidade.

Assim, eles tendem a reproduzir as mesmas metodologias às quais foram submetidos e a aceitarem o rumo neoliberal imposto ao currículo. Entretanto, a proposta é que haja mudança, vontade para fazer o novo, em não seguir as regras estatisticamente impostas por outras instâncias e outros poderes.

As novas tecnologias são uma influencia maior a essa mudaça, pois, é por causa dela que áreas diferenciadas são implantadas ideias e meios de comunicação para serem integrados a essas tecnologias, mas por outro lado a tecnologia ajuda na mudança de forma pratica e fácil tanto para pesquisas, teoriase prátivas em torno da educação tanto do ensino superior quanto da formados e que precisão estar integrados a tecnologia para manusea-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com