TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Currículo Municipal

Por:   •  27/9/2020  •  Ensaio  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

ORGANIZADOR CURRICULAR POR COMPETENCIAS E HABILIDADES (CMG e Equipe Diretiva)

ENSINO FUNDAMNETAL - ANOS FINAIS

Componente Curricular Educação Física – 7º Ano

UNIDADES
TEMÁTICAS

COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS

OBJETO(S) DE
CONHECIMENTO

HABILIDADES

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

AVALIAÇÃO FORMACIONAL

Jogos e Brincadeira

Esporte

Ginástica

Danças

Lutas

Práticas corporais de aventuras

Capoeira

Saúde, lazer e práticas corporais.

3,6 e 10

2,5,6,7,8,9 e 10

1,3,4,5,8,9 e10

7,8,10

2,5,6,7 e 10

1,2,6,7,8 e 10

7,10

3,4,5,8,10

Brinquedos, brincadeiras e jogos populares;

Jogos teatrais, Jogos eletrônicos, Jogos esportivos e Jogos sensoriais);

Saberes sobre o Esporte (A história dos esportes e as dimensões sociais do Esporte).

 

Esportes individuais (de precisão) Esportes coletivos (de marca, de invasão e técnico-combinatórios).

Relações culturais.

Ginástica Geral.

Ginástica circense.

Modalidades de ginástica (Ginásticas de academia e Ginástica esportivizada ou de competição).

Danças do Brasil e do mundo Danças de matriz indígena e africana

Lutas do Brasil e do mundo;

Lutas de matriz indígena e africana

Práticas corporais de aventura urbanas.

Capoeira, história e cultura: o ritual, malícia, a dança, a teatralização, o jogo, a luta, o canto, o toque dos instrumentos, a gestualidade e a ética da capoeira.

Saúde, doença, lazer passivo.

Sedentarismo.

 

(EF67EF01*M/BA) Pesquisar a historicidade das brincadeiras e jogos populares, resgatando e compreendendo suas origens e evolução ao longo do tempo, refletindo sobre os aspectos socioculturais que influenciaram a criação dos mesmos.

(EF67EF02*M/BA) Resgatar, recriar e vivenciar as brincadeiras e jogos populares presentes na infância, como forma de apropriação desse conhecimento e construir um acervo local, acerca desta prática, partindo do resgate destes, adaptando-os para os dias atuais.

(EF67EF03*M/BA) Vivenciar, com ênfase no caráter inclusivo, diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo, respeitando e valorizando as diferenças individuais.

(EF67EF01) Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.

(EF67EF02) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

(EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, coletivos, invasão e técnico -combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico - táticas básicas e respeitando regras. 

(EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, coletivos, invasão e técnico -combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF67EF06) Conhecer e contextualizar as transformações na organização e utilização dos esportes individuais e coletivos, em suas diferentes manifestações (educacional, profissional e comunitário/lazer).

(EF67EF04*M/BA) Investigar e propor alternativas para a experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola.

(EF67EF07) Construir o conceito de esporte, identificando e diferenciando as principais características do elemento esporte. Conhecendo e classificando os diferentes tipos de esportes.

(EF67EF09) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.

(EF67EF05*M/BA) Realizar movimentos ginásticos e reconhecer as sensações afetivas e/ou sinestésicas, como prazer, medo, tensão, desagrado, enrijecimento, relaxamento, no processo de autoconhecimento da corporalidade.

(EF67EF06*M/BA) Identificar as diferenças e semelhanças entre as diferentes modalidades de ginástica, discutindo como a prática de cada uma dessas manifestações constituiu-se historicamente como prática social em suas possibilidades e perspectivas de melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar, prática esportivizada e cuidados consigo mesmo.

(EF67EF11) Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos). (EF67EF12) Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas. (EF67EF13) Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

(EF67EF14) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF67EF15) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.

 (EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.

(EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação. (EF67EF20) Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços. (EF67EF21) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.

(EF67EF07*M/BA) Experimentar e fruir as musicalidades, os movimentos básicos da capoeira, dos instrumentos e dos cânticos.

 (EF67EF08*M/BA) Compreender a capoeira como jogo e dança e seu significado como patrimônio imaterial. (EF67EF09*M/BA) Identificar e compreender a relevância social dos grandes mestres da capoeira, com ênfase na Bahia.

(EF67EF10*M/BA) Diferenciar sedentarismo, saúde/doença, lazer/trabalho, inatividade física/sedentarismo e propor formas de reversão desses comportamentos.

(EF67EF11*M/BA) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos nas práticas corporais/atividades físicas, com o objetivo de promover a saúde e o lazer passivo.

(EF67EF12*M/BA) Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer passivo e sedentarismo, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.

Serão construídas e aplicadas a partir da exploração, através de pesquisas material impresso, fotos, documentos, material digital, com observação de modo a desenvolver a autonomia e o senso crítico de forma coletiva privilegiando as experimentações / vivências corporais, a realização de festivais e jogos escolares e aulas esportivas-práticas cooperativas. Entretanto não serão deixadas de lado as discussões dos temas, feitas por meio de rodas de conversa e a produção gráfica coo textos, desenhos etc.

Orientar as tomadas de decisões do processo educativo explicitado aqui, tendo como referência as habilidades propostas. Será, portanto, diagnostica do processo ensino-aprendizagem do educando, não sendo punitiva ou classificatória, mas sim, o principal recurso de informação da prática pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com