TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dia do Livro

Por:   •  7/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.239 Palavras (13 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 13

Capa

Obs: Graze se você puder coloca uma foto da minha turma na capa obrigada pró silvia.

DEDICATORIA

DE: _________________________________________________

PARA: _____________________________________________

SÉRIE: 2º ANO – C

TURNO: VESPERTINO

PROJETO DE LEITURA – RECONTOS E CRIAÇÕES DE HISTÓRIAS.

ANO: 2014

APRESENTAÇÃO

Partindo do pressuposto de que as atividades de leitura e escrita, articuladas no ambiente escolar, podem desenvolver-se sedimentadas nas concepções de inserção da criança numa cultura letrada, considerando que a aprendizagem não está dissociada de vivências e experiências anteriores a sua introdução ao ensino sistematizado, mas antes mediadas pela ação docente e por práticas cotidianas de escrita e de letramento, é que busco descrever e analisar uma proposta pedagógica alfabetizadora desenvolvida, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por meio da observação da atividade de reconto nos livros de literatura infantil, com o objetivo de compreender como e porque as práticas alfabetizadoras, que buscam outras perspectivas de um trabalho de letramento, de contextualização e de interlocução a partir de obras literárias, são utilizadas em sala de aula. Através do estudo proposto, foi possível perceber que, muitas vezes, a escola acaba por valorizar ou priorizar apenas uma perspectiva da prática leitora: a leitura dirigida com pretensão pedagógica.

Os contos fazem parte do universo infantil há muito tempo e vão sendo passadas de geração para geração. Pensando nisso, propusemos às crianças do 2º ano do ensino fundamental que lessem livros literários e fabulas e que despois de ter o conhecimento da história os alunos a recontassem ou criassem sua própria história.

O livro traz a coletânea desses recontos e criações, que foram aos poucos sendo apreciadas pelas crianças, através do exercício de leitura, auxiliando na observação da escrita. As crianças acompanham o registro escrito como se estivessem lendo ou identificando algumas letras ou palavras. O livro traz, o resultado do trabalho realizado nas aulas.


AGRADECIMENTOS

À Deus pela vida e por seu amor, condições necessárias para que tudo mais acontecesse...

Á meus amados pais, por serem meus incansáveis e auspiciosos Mestres no abstruso ofício de ensinar-me as árduas lições da magnífica arte de viver.

 

Á Escola, casa sagrada; que conduz mentes humanas a serem mais fortes e perseverantes, a construírem novas formas de vida e escolha. Direção e funcionários que efetivamente se preocupam em construírem pessoas mais solidárias, autênticas e felizes; se preocupam com todos os passos que percorremos e como trilhamos nossos caminhos. Agradecer a Escola (Direção, Funcionários e Professores), é agradecer a pessoas que lutam por uma sociedade mais soberana!

Aos Mestres (as), por me auxiliarem na construção de meu conhecimento, como também na minha formação como ser humano.

Aos colegas, em especial que foram ao mesmo tempo corpus de estudo e que me transmitiram força e alegria, auxiliando-me a dar equidade em minha relação de amor e ódio com o conhecimento.

MENSAGEM

O amor recíproco entre quem aprende e quem ensinam é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento. Estudante deixe o passado e viva o presente, absorva o conhecimento de seus mestres, pois através deles construirá seu futuro.

 Pois o aluno quando jovem muitas vezes não consegue enxergar o professor como um mestre, os anos passam e aqueles que amadurecem de verdade ao encararem o passado podem se dar conta que perderam uma grande oportunidade de ter um mestre como amigo. Por que educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos.

Ser aluno é ter a humildade de entender que pouco sabe e reconhecer naqueles que sabem um pouco mais a imagem de um mentor que carrega em suas mãos as chaves com as quais poderão abrir as portas do conhecimento.

Pró: Silvia e Marcela


AUTORES

ANA BEATRAZ FERREIRA FRANCA

DANIEL DOS SANTOS SANTANA

DAVIDSON KAUAN MENEZES DA SILVA

GABRIEL RAYAN CORDEIRO DA SILVA MEDEIROS

KAIQUE DA SILVA SANTOS

KALIANE TAYROVITCH PEREIRA

KAUAN DOS SANTOS PEREIRA

KEVEN GABRIEL MARQUES REIS

KIANA IVY MAIA ARAUJO

LEABE DIAS SILVA

MEL MORENA CERQUEIRA NASCIMENTO

RAPHAEL COUTINHO DE SANTANA

THIAGO DE JESUS DE BRITO

PROFESSORAS

SILVIA DE JESUS BENTOS.

MARCELA CALADO.


[pic 1]

OS TRÊS PORQUINHOS

Era uma vez, três porquinhos, eles moravam na floresta. Certos dias resolveram fazer suas próprias casas. O mais velho fez sua casa de tijolos, o do meio fez de palitos de fosforo e o mais novo fez de palha.

Certo dia, os porquinhos estavam brincando nas suas respectivas casas, o porquinho mais novo estava jogando no seu tablete, quando de repente apareceu a dona raposa, que adora comer porquinhos. Ela bateu na porta, mais o porquinho não abriu então ela resolveu balançar seu rabo, balançou pra lá, balançou pra cá, até que conseguiu derrubar a casa do porquinho mais novo. O porquinho saiu correndo, segurando o seu tablete, para a casa do seu irmão do meio que estava jogando no not book, jogando o seu jogo preferido, ele levou um susto quando viu o seu irmãozinho entrar pela porta adentro, dizendo:

-socorro! Socorro! A dona raposa quer me comer.

De repente, surge a dona raposa, batendo na porta.

- toc, toc, toc, _ abra a porta.

_ não, vá embora. (disse o porquinho) mas a dona raposa não desistiu. Balançou o seu rabão pro lado, balançou pro outro, ate que conseguiu derrubar a casa do porquinho do meio, que saiu correndo junto com seu irmão mais novo, para casa do irmão mais velho. Ao chegarem lá, o irmão estava com seu primo porquinho conversando no watsap, ele levou um susto quando viu os irmãos dizendo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com