TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTRUTURALISMO

Pesquisas Acadêmicas: O ESTRUTURALISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  2.274 Visualizações

Página 1 de 6

Thiago Pedro Taveira de Moraes

ASPECTOS TEÓRICOS DA TEORIA ESTRUTURALISTA EURPÉIA E AMERICANA

Resumo. O presente artigo disserta sobre os principais aspectos teóricos presentes na teoria estruturalista europeia e americana. Destacando a sua parte histórica e importância para a área da linguística, dando ênfase as grandes diferenças existentes entre ambas. Assim o estruturalismo europeu teve como grande teórico Ferdinand Saussure, que é considerado o pai da linguística nos dias de hoje. Saussure deixou seu marco no curso de linguística geral, que serviu como base de estudos para os seus discípulos, envolvendo assim o estudo dos signos, fala e língua. O estruturalismo teve como grande precursor o teórico Leonard Bloomfield, suas obras foram de extrema importância para toda a vertente linguística americana. Vale destacar que as diferenças entre os aspectos teóricos de ambas teorias, são relevantes, a forma de pensar e analisar eram distintas entre os pesquisadores. Bloomfield afirmava que os subsídios já existentes levavam ao sistema linguístico, enquanto Saussure acreditava que ocorria o inverso.

Palavras-Chave: Linguística, Estruturalismo, teorias.

INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende-se com um estudo de pesquisa bibliográfica, relatar aspectos da teoria estruturalista, bem como citar a importância dos estudos realizados por seus mais importantes teóricos, dentre estes destaca-se Ferdinand Saussure e Leonard Bloomfield que contribuíram com seus ensinamentos para a maior apreciação dos elementos linguísticos.

1. O ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICO

O estruturalismo é considerado uma corrente teórica da área da linguística. O termo “estruturalismo” teve origem no Curso de linguística geral de Ferdinand Saussure. Os cursos ministrados pelo autor se desenvolveu na Europa e Estados Unidos em meados da década de 30 do século XX, tinha a intenção de abordar qualquer língua como um sistema. Saussure é considerado o grande fundador do estruturalismo, as partes de sistemas e estruturas fora designadas pelo autor como sintagmáticas (no plano de eixo horizontal) e paradigmáticas (no plano de eixo vertical). Os paradigmas e sintagmas são duas formas de atividades mental indispensável para a vida da língua.

Os elementos da língua são colocados em língua, um após o outro em uma ordem pré-estabelecida. O sintagma é uma regra que hierarquiza os elementos da cadeia sintagmática, isto é, uma frase. As orações sintagmáticas não permitem que haja alterações não permitem que haja a troca aleatória a ordem interna dos termos da frase. O paradigma é o modelo gigantesco da língua onde ficam guardadas todas as relações virtuais possíveis entre os signos guardadas no que podemos chamar de banco de reservas da memória. Por tanto pode-se afirmar que o paradigma é o eixo de seleções, enquanto o sintagma é o eixo de combinações.

2. ESTRUTURALISMO EUROPEU

Ferdinand Saussure é a maior referência do estruturalismo europeu. As unidades linguísticas são dependentes do sistemas, a língua portanto se dá de maneira interminante, e não pode ser obtida através de fatores considerados externos. Para Saussure, “a língua não é um conglomerado de elementos heterogêneos; é um sistema articulado, onde tudo está ligado, onde tudo é solidário e onde cada elemento tira o seu valor de sua posição estrutural” (Saussure, apud Leroy (1971:109), ou seja a língua deve ter todos os seus elementos em sintonia, fazendo com que juntos, estabeleçam sentido e estejam ligados entre si.

O método dedutivo utilizado pelo estruturalismo europeu, faz com que não seja necessário um grande corpus de análise para a sua pesquisa. Segundo Costa “Descrever cada um desses sistemas significa revelar a organização de suas unidades constituintes e os princípios que orientam tal organização”. (2009, p.113).

3. DICOTOMIA SAUSSURIANA

A dicotomia Saussuriana é composta por quatro pares de conceitos, sendo eles: língua e fala, sincronia e diacronia, significante e significado, paradigma e sintagma. A língua é social, homogênea, com característica sistemática e é coletiva, enquanto a fala é individual, pertence ao indivíduo e é totalmente assistemática. Para Saussure “o fenômeno linguístico apresenta perpetuamente duas faces que se correspondem e das quais uma não vale se não pela outra” (1975:15 apud COSTA, 2009 p.116), ou seja a linguagem é multifacetada, heteróclita, onde as duas faces que estão em contato e sintonia. Pode-se afirmar que o indivíduo sozinho não tem poder de alterar, modificar e criar a língua.

A fala, Segundo Saussure “é um ato individual de vontade e de inteligência.” (1975:15 apud COSTA, 2009 p.116) dessa forma, pode-se afirmar que a fala é um ato considerado particular, na qual o indivíduo expressa a sua inteligência e a sua capacidade de criar, ela é espontânea, de vontade própria do falante.

A sincronia por sua vez é o estudo dos elementos linguísticos considerados num dado tempo independente de seu progresso, enquanto a diacronia é o estudo comparativo de caráter histórico, que ocorre através do tempo. O Significante e significo fazem parte dos signos linguísticos, ou seja, dos elementos que se inter-relacionam no sistema definindo-se uns em relação aos outros, o primeiro é o conceito, enquanto o segundo é considerado um meio de expressão que veicula este conceito. A linguística é considerada sincrônica, é o alicerce fundamental do estruturalismo. Segundo Orlandini (2013)

“Destacaram-se os trabalhos realizados na escola de Praga, escola de Genebra e escola de Copenhague, sendo que na escola de Praga foram realizados diversos trabalhos acerca de fonética e fonologia (inclusive a própria separação da ciência dos sons em fonética e fonologia), sendo a fonética a Ciência da origem e produção dos sons e a fonologia a Ciência dos fonemas e suas características linguísticas” (ORLANDINI 2013)

Estas escolas excederam o enfoque meramente cerimonial da linguagem ao analisarem a língua como um sistema funcional, com um objetivo de comunicação.

4. ESTRUTURALISMO AMERICANO

Em relação a linguística americana, Orlandini (2013) dispõe que:

“Esta deveu seu crescimento principalmente devido aos escritos e desenhos deixados pelos ameríndios, que estimularam a criação de um sistema de interpretação destes signos. Leonard Bloonfield com o livro “Language” em 1933, foi considerado o fundador do estruturalismo norte americano” (ORLANDINI 2013).

Pode-se afirmar que este estruturalismo, teve como seu grande representante, o teórico Leonard Bloonfield. Seus trabalhos eram desenvolvidos de acordo com a corrente linguística distribucionalista. A sua obra causou um grande marco na vertente estruturalista norte americana. Os desenhos e escritas deixados pelos ameríndios são fatores de grande importância que contribuíram para a criação dos de um sistema de interpretação dos signos linguísticos.

A partir de 1950 o estruturalismo americano passou a ser visto de forma independente do de Saussure, que foi desenvolvido e ganhou destaque no continente europeu.

5. AS DIFERENÇAS ENTRE ESTRUTURALISMO AMERICANO E O EUROPEU.

As duas correntes estruturalistas apresentam grandes diferenças. Nos aspectos das teorias Norte-americanas a maior referência teórica é Bloomfield, que afirmava que o estudo da língua só se dá por meio da análise da fala das pessoas numa comunidade

O autor Norte-americano se baseia em dois princípios: o indivíduo, em que se destaca o estudo da língua, e o segundo é o princípio da substancia, onde se leva em conta os fenômenos materiais que devem ser estudados. Este estruturalismo leva em si a metodologia indutiva, a partir dos processos de descoberta. Diferentemente do aspecto estruturalista europeu, o americano surge das chamadas “línguas ágrafas” dos índios que habitavam o país.

Para Nóbrega e Leitão (2013) “O estruturalismo europeu não é um movimento exclusivo da linguística”, fato este que ocorre devido ao surgimento a partir da mesma, e encadeia toda uma série de análises. A maior referência teórica do estruturalismo europeu é Saussure, o autor traz como princípios básicos a estrutura e autonomia, onde os elementos de uma frase estão em relação com outros.

A diferença marcante entre os dois maiores teóricos é que Bloomfield afirmava que os subsídios já existentes induziam e levavam ao sistema linguístico, enquanto Saussure acreditava que ocorria o inverso.

6. CONCLUSÃO

O estruturalismo tem uma longa história de teorias e nomes importantes encabeçando tais teorias. Muitas dessas correntes teóricas se extinguiram ou foram, aos poucos, cedendo lugar a novas disposições da linguística contemporânea O trabalho realizado por Saussure foi divulgado por seus discípulos e correu o mundo, focando o desenvolvimento de estudos e análises linguísticas nunca vistos em toda a terra. O estruturalismo de Saussure da ênfase na construção de sentidos, os elementos devem obedecer a uma ordem lógica.

O estruturalismo americano teve como principal autor o teórico Bloomfield, que desenvolveu materiais úteis para o ensino da língua. Os trabalhos de Bloomfield caracteriza a sintetização da teoria e da prática de análise linguística que através da colaboração de outros linguistas viabilizou as bases para o estruturalismo americano.

7. REFERÊNCIAS

ORLANDINI, Priscila. Estruturalismo Europeu x Estruturalismo americano. Disponivel em: http://estruturalismo.wordpress.com/2013/01/20/o-estruturalismo-europeu-x-o-estruturalismo-americano/. Acesso em 21/04/2014.

Estruturalismo Americano. Disponível em: http://www.estudantedefilosofia.com.br/conceitos/estruturalismoamericano.php. Acesso em 20/04/2014.

NERY, Maria Marta. Estruturalismo Europeu de Ferdinand Saussure. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfj_EAE/estruturalismo-europeu. Acesso em: 20/04/2014.

NÓBREGA, Mônica. LEITÃO, Márcio Martins. Teorias linguisticas 1. Disponível em:http://portal.virtual.ufpb.br/bibliotecavirtual/files/teorias_linguisticas_i_1360073204.pdf. Acesso em: 20/04/2014

...

Baixar como  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »