TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de A Senhora

Por:   •  22/11/2021  •  Dissertação  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Samuel Souza Magalhães

Escola Estadual Professora Sebastiana Braga

Turma: 3° 1        Turno: Vespertino

Senhora, José de Alencar

1) Tempo:

O tempo é cronológico, sendo, a narrativa organizada de maneira não-linear. O segundo capítulo relata a infância de Aurélia, que constitui uma quebra da sequência narrativa. A história é contada a partir de flashback.

2) Dados Bibliográficos:

Autor(es): José de Alencar

Gênero: Romance

Editora: B. L. Garnier

Formato: 2 volumes

Lançamento: 1875 (1a. edição)

Páginas: 228, Vol. I (1a. edição)

               248, Vol. II (1a. edição)

3) Personagens:

Principais:

Aurélia Camargo – Aurélia é uma mulher linda, elegante, delicada e inteligente. Sua beleza e modo de pensar era um grande destaque nela. Nasceu pra dominar tudo, tudo isso porque tinha uma frieza e um autocontrole ótimo, característica mais importante.

Fernando Seixas – Seixas levava uma vida social na alta sociedade. Era bastante elegante, educado, nobre, inteligente e tinha bens muito caros. Tratava muito bem suas irmãs, era carinhoso. Sua vida social fazia um grande contraste com a vida que levava com sua família.

Secundários:

D. Firmina – Viúva e ex vizinha de Aurélia. Depois que a mãe da Aurélia morreu, ela foi morar e acompanhar a Aurélia pela sociedade.

Pedro Camargo – É o pai de Aurélia, e filho do fazendeiro Lourenço Camargo que quando morre deixa uma herança para a neta, Aurélia.

4) Citações:

ALENCAR, José de. Senhora. 1°ed. Brasil; B. L. Garnier, 1875

“[...] Então poderei oferecer a Aurélia um futuro digno dela, e que lhe invejem as mais elegantes senhoras da corte. Antes disso não me animarei a associá-la a uma sorte precária, que talvez se torne mesquinha. Amo sinceramente sua filha, minha senhora; e esse amor dá-me forças para resistir ao egoísmo da paixão. Prefiro perdê-la a sacrificá-la[...]” (p.110)

“[...] Aurélia tinha razão. Se com essa obstinação, Seixas queria mostrar desapego à riqueza pelo casamento, fazia um ridículo papel; pois o enxoval não era senão um insignificante acessório do dote em troca do qual tinha negociado sua liberdade[...]” (p.168)

“[...] O coração de Aurélia não desabrochara ainda; mas virgem para o amor, ela tinha não obstante, a vaga intuição do pujante afeto, que funde em uma só existência o destino de duas criaturas, e completando-as uma pela outra, forma a família[...]” (p.100)

“[...] — Neste ponto sou livre e a senhora não tem sobre mim o menor poder. O fausto de sua casa exige que tenha um palácio, mesa lauta, carros e cavalos de preço, que viva no meio do luxo e da grandeza. Não a contrario no mínimo detalhe; moro nessa casa, sento-me a essa mesa, entrarei nesses carros para acompanhá-la; não serei nos seus esplêndidos salões um traste indigno de emparelhar com os outros móveis[...]” (p.83)

“[...] Seixas surpreso e agitado pela proposição da moça, refletiu um momento. O resultado dessa reflexão foi aproximar-se da mulher, ocupada nesse momento a ver os peixinhos vermelhos do tanque fervilharem à tona d’água para devorar os bocados de um jambo com que ela os tentava.” (p.93)

“— Estes peixes agora a divertem, disse Fernando. Se amanhã a aborrecerem, mandará que os deitem fora, e que os deixem morrer à fome? [...]” (p.190)

5) Glossário:

Emparelhar: Pôr(-se) ou ficar lado a lado, de par em par.

Obstinação: Apego forte e excessivo às próprias ideias, resoluções e empreendimentos; pertinácia, persistência, tenacidade. Comportamento que denota esse apego; teima, birra.

Precária: Que está em más condições; sofrível.

Proposição: ato ou efeito de propor. Aquilo que se propõe; proposta, sugestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com