TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Golpe Militar Ditadura Militar de 1964

Por:   •  13/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos fatos mais drásticos ocorridos na história do Brasil foi a Ditadura Militar de 1964, onde quem presidia o país na época era João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que foi deposto de seu poderio por um golpe realizado por militares com medo de suas propostas reformistas. Nessa época as pessoas eram reprimidas pelos militares que muitas vezes torturavam e matavam as pessoas que se opusessem aos princípios da ditadura.

Jango foi eleito vice-presidente juntamente com o Presidente Jânio Quadros, que em 1961 renunciou seu poder político, tornando João Goulart Presidente da República, que governou o Brasil entre os anos de 1961 a 1964, a época em que ocorreu o golpe de estado, originando a Ditadura Militar no Brasil. A crise de 1964 se instaurou quando exército, marinha e aeronáutica brasileiros se revoltaram contra as propostas reformistas de Goulart, sendo assim, realizando um golpe de estado no país, o tirando da presidência.

Em 1964, Jango apresentou um comício onde expôs propostas de um governo reformista, dentre elas: reforma agrária, educacional, fiscal, eleitoral, urbana e bancária. A elite e a classe média brasileira tinham medo de Jango porque suas pretensões políticas tendiam para a socialização do país, que não era o que eles queriam. Pois se o Brasil fosse a ser Socialista, tais passariam a ser socialmente comuns como as mais baixas classes sociais.

Um dos fatos mais ocorridos na Ditadura Militar pode ser observado no filme Zuzu Angel, que é a questão da tortura de seu filho Stuart Angel (de codinomes Paulo e Henrique), que foi torturado e morto porque era militante opositor aos princípios da ditadura e, sendo que na época, muitos jovens foram torturados e mortos pelos militares, pois também eram opositores à ditadura.

Com base nos fatos pesquisados, os anos de ditadura não foram bons para o Brasil, pois foi uma época em que a população era reprimida, onde houve grande repressão aos movimentos opositores e, apesar de ter aumentado a economia brasileira nesta época, aumentou também a dívida externa do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com