TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Haiti 2010

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

______________________________________________________________________________________________

[pic 1]

______________________________________________________________________________________________

ALUNOS: Felipe, Rafael, Thaynara e Luiz Antônio

TURMA: 1° ano - eletrotécnica - matutino

PROFESSORA: Lívia

DISCIPLINA: Geografia

TERREMOTO DO HAITI EM 2010

 

  O Haiti é um país localizado na América Central, sua extensão territorial é de 27.750 quilômetros quadrados, o equivalente aos Estados da Paraíba e Sergipe juntos,  totalizando em seu território mais de 10 milhões de habitantes. É o estado mais pobre do Ocidente e devastado por décadas de conflitos, além disso o Haiti também não tem sorte do ponto de vista geológico. A região em que o país se localiza, é conhecida pela alta atividade sísmica, pois se encontra no limite das placas tectônicas do Caribe e norte-americana.

  O encontro dessas placas fazem com que, tanto ao norte quanto ao sul do Haiti, existam sistemas de falhas, regiões em que os tremores ocorrem com mais frequência como é o caso do terremoto catastrófico que ocorreu em janeiro de 2010 e teve seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe.

[pic 2]

  O terremoto foi causado por um movimento chamado transcorrente, ou seja, um movimento de transcorrência em que as placas deslizam lateralmente provocando a catástrofe.

[pic 3]

  Esse tremor ocorreu no sistema de falhas que fica ao sul do Haiti, conhecido como Enriquillo-Plaintain Garden.

[pic 4]

  Porém, em março de 2008, durante a 18ª Conferência Geológica do Caribe, um grupo de cientistas americanos já tinham alertado de que um terremoto de grandes proporções poderia ocorrer na falha Enriquillo-Plaintain Garden. O problema com esse tipo de terremoto é que ele se mantém dormente por centenas de anos, e por isso é difícil prever quando eles podem ocorrer.

  A magnitude do tremor no Haiti foi de 7,0 na escala Richter, provocando uma série de feridos, desabrigados e mortes. Além dos diversos edifícios que desabaram, incluindo o palácio presidencial da capital Porto Príncipe.

[pic 5] [pic 6]

 Palácio presidencial da capital Porto Príncipe                  Mulher sendo salva dos escombros

  A água potável, alimentação e remédios não eram suficientes para suprir as necessidades da população. Com esse cenário, uma onda de saques ocorreu no país, além de confrontos pela aquisição de alimentos.

  A Organização das Nações Unidas (ONU) gastou cerca de 1,2 bilhões enviando tropas e ajuda humanitária ao Haiti, além de 17 equipes de busca e resgate.

Fontes:

http://www.brasilescola.com/geografia/o-terremoto-no-haiti.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_do_Haiti_de_2010

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI115873-15227,00.html

Imagens retiradas do “Google Imagens”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (331.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com