TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA UMA ILHA, DOIS POVOS, DUAS HISTÓRIAS: A REPÚBLICA DOMINICANA E O HAITI

Casos: TRABALHO DA UMA ILHA, DOIS POVOS, DUAS HISTÓRIAS: A REPÚBLICA DOMINICANA E O HAITI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta uma relação entre dois países que ocupam a Ilha de Hispaniola. Podemos perceber que o Haiti apresenta como o país mais pobre do Continente Americano, com uma população superior à dominicana, embora ele ocupa apenas um terço das terras da ilha, já a República Dominicana ocupa dois terço da ilha Hispaniola.

Porém, o que chama a atenção são os conflitos entre os dois países, sabendo que eles são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento que encontramos nos dias de atuais.

Podemos verificar também que a ambição entre os países são muitos, com isso mostra as diferenças de classe sociais, poderes políticos e econômicos.

A cobertura florestal de boa parte do país pode promover a médio e longo prazo. Com a observação aérea da ilha de Hispaniola é possível confirmar a diferença de paisagem geográfica estabelecida entre os dois países em virtude de melhores cuidados ambientais.

2. DESENVOLVIMENTO

Em 1795, após ser derrotada pelos exércitos Franceses na Europa, a Espanha cedeu sua colônia de Hispaniola, Santo Domingo, bem como outros territórios coloniais, à França. Naquele tempo a população da Hispaniola Espanhola ficava entre brancos e moradores livres de raça mista. A vizinha Saint-Domingue (Haiti), ao contrário, tinha brancos e não-brancos livres, e escravos negros.

Em 1791, os escravos negros de Saint-Domingue (Haiti) tinham se levantado em rebelião contra seus mestres. Os Franceses foram finalmente expulsos inteiramente, e em 1804, o Haiti se tornou uma nação independente. Santo Domingo ficou nas mãos dos Franceses até 1809, quando se tornou uma colônia Espanhola novamente.

Em 1821, os Dominicanos enviaram o governador colonial de volta à Espanha e proclamaram a sua independência. No entanto, dentro de uma questão de semanas os exércitos do vizinho Haiti marcharam através da fronteira e trouxeram toda a ilha sob o governo Haitiano. O Haiti permaneceu no controle por 22 anos, um período cruel e opressivo que muitos Dominicanos ainda pensam com uma grande

dose de amargura.

Em 1844, o governo Haitiano finalmente foi derrubado e a independência Dominicana foi proclamada. Infelizmente, a nova nação foi assolada por conflitos internos e corrupção, problemas que têm caracterizado a política da República Dominicana para a maioria de sua história. A república teve seus líderes honestos e liberais. Mas já que não havia forte tradição democrática para reunir a nação por trás desses homens, a política Dominicana tornou-se um tumulto de corrupção e traição, conspirações, golpes e assassinatos. Inescrupulosos políticos Dominicanos persistentemente tentaram desancar o seu país para o seu próprio lucro.

O medo de uma nova ocupação pelo Haiti levou o governo da República Dominicana à providenciar a re-anexação do país pela Espanha em 1861. A independência acabou por ser recuperada em 1865.

Em 1869, toda a República Dominicana foi oferecida, por tratado, para os Estados Unidos. O tratado não foi ratificado pelo Senado dos Estados Unidos; se tivesse sido, a República Dominicana poderia agora ser parte dos Estados Unidos.

No início do século XX, os líderes irresponsáveis tinham colocado a República Dominicana profundamente em dívida para com os investidores Americanos e Europeus. Em 1905, os Estados Unidos assumiram o conjunto dos bens Dominicanos para garantir o pagamento das dívidas da nação. A partir desse ponto, os Estados Unidos assumiram um papel cada vez mais ativo nos assuntos da República Dominicana até que finalmente, em 1916, os fuzileiros dos EUA ocuparam o país e um governo militar dos EUA foi estabelecido. Em parte, a tomada Americana foi ditada pela preocupação dos Estados Unidos sobre o curso da Primeira Guerra Mundial e o medo da possível influência Alemã em Hispaniola. A ocupação militar Norte-americana continuou até 1924, vários anos após o fim da guerra. Após a ocupação, houve seis anos de relativa democracia do Presidente Horacio Vásquez. Em 1930, o mais poderoso dos ditadores do país, Rafael Leonidas Trujilli Molina, assumiu as rédeas do governo.

Na década de 1920, Trujillo havia subido na hierarquia da polícia Dominicana. Em 1928, a força policial tornou-se o exército nacional e Trujillo foi nomeado chefe de gabinete. Em 1930, ele projetou a derrubada do governo Vásquez e se elegeu presidente em uma eleição obviamente fraudada. Trujillo, em seguida, passou a governar a República Dominicana por 31 anos, seja exercendo a presidência por si ou organizando a eleição de um presidente fantoche de sua escolha, e, assim,

permanecendo no controle total.

Trujillo não só governou a nação; ele também dominou cada aspecto da vida na República Dominicana. Ele até renomeou a cidade capital de Santo Domingo para Ciudad Trujillo, depois que Trujillo foi assassinado em 1961, a cidade se chamou Santo Domingo novamente. Estátuas e fotografias do ditador apareciam em todos os lugares.

Na verdade, houve algumas conquistas notáveis durante a longa era de Trujillo. A liquidação aduaneira com os Estados Unidos foi finalmente terminada; o sistema de vias públicas foi ampliado; o saneamento foi melhorado; e a produção de banana, açúcar, café, e cacau foram aumentados. Trujillo também reconstruiu a capital depois de a maior parte dela ter sido destruída por um furacão em 1930. Como resultado, Santo Domingo é uma das cidades mais modernas do Caribe. Mas os ganhos que foram feitos sob o regime de Trujillo trouxeram pouco

benefício para o Dominicano médio.

Depois do assassinato de Trujillo, a primeira eleição democrática do país em quase 40 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com