TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Heidegger e Sarte

Por:   •  14/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

O tempo de vida vem sendo um assunto muito evidenciado, com o passar dos anos o ser humano começou a “temer” a morte e com consequência, passou a desenvolver tecnologias e avanços medicinais que aumentaram a qualidade de vida, assim baixando a taxa de mortalidade.

Heidegger dizia, em Ser e Tempo, que há três condições existenciais:

Na primeira condição “O Ser-aí é um ser-no-mundo” o ser é moldado conforme suas necessidades, o homem está em constante evolução, por este motivo.

Na segunda condição “O Ser-aí é um ser-com-os-outros” o ser é moldado pela sociedade, ou seja, as pessoas com quem o ser tem contato, convive no dia a dia, iram tornar o que o ser foi programado para se tornar.

Na terceira condição “O Ser-aí é um ser-para-a-morte” a morte é certa, porém não sabemos quando iremos morrer, se soubéssemos de nosso futuro não existiria urgência nem de projetar nem de realizar os projetos projetados pessoas.

A filosofia de Sarte dizia, que no caso humano a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.

O Em si - um ser Em si não tem potencialidades nem consciência de si ou do mundo. Ele apenas é. Uma caneta, por exemplo, é um objeto criado para suprir uma necessidade: a escrita.

O Para-si – a consciência humana é um tipo diferente de ser, por possuir conhecimento a seu próprio respeito e a respeito do mundo. É uma forma diferente de ser, chamada Para-si. É o Para-si que faz as relações temporais e funcionais entre os seres Em si, e ao fazer isso, constrói um sentido para o mundo em que vive.

A filosofia de Heidegger dizia, que  o problema está no sentido do ser. Heidegger aborda a questão tomando como exemplo o ser humano, que se caracteriza precisamente por se interrogar a esse respeito. O homem está especialmente mediado por seu passado: o ser do homem é um "ser que caminha para a morte" e sua relação com o mundo concretiza-se a partir dos conceitos de preocupação, angústia, conhecimento e complexo de culpa. O homem deve tentar "saltar", fugindo de sua condição cotidiana para atingir seu verdadeiro "eu".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com