TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e filosofia de Martin heidegger

Por:   •  7/6/2017  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Martin heidegger nascido aos 26 de setembro de 1889, na cidade de mebkirch povoado de badem no sul da Alemanha. Inicialmente Heidegger estudou teologia porém mudando seu foco para a filosofia.

Em 1916 ele consegue habilitação para o ensino superior com a tese A doutrina das categorias e do significado em duns escoto na universidade de freiburg no ano de 1920 figurando como assistente do ate então professor titular de filosofia Edmund Husserl, esta estreita relação acadêmica serviria depois como inspiração para Heidegger em sua teoria sobre ``os novos campos fenomenológicos´´ e obras como ``Ser-ai´´ e sua obra prima ``Ser e tempo´´ entretanto seu mentor efetuou criticas severas a esta obra.

Heidegger em suas teses falam muito sobre o ser humano no intuído de discutir tentando entender o (ser)poderndo ser caracterizado pela consciência do (ente) a pessoa física em si, e o (ser ai) a consciência sendo exercida em determinado momento no tempo, enquanto se existe. Defendendo que a analise deveria se partir da premissa de separação do ser e o ente (pessoa). E entender a reação dos dois no instante momento no tempo. Heidegger criticava os métodos da metafísica que somente entendiam o ente se esquecendo do ser velado existente dentro do ente.

Esse método fenomenológico ajuda ao estudo do direito como a intenção de se interpretar a lei não ficando preso ao estudo do direito positivista este podendo ser referenciado como (ente). Demostrando correlação na critica sobre a não interpretação da norma escrita, o que vem sendo feito por muitos juristas nos dias de hoje. Salienta-se que na hermenêutica do estudo das leis o enfoque não somente e dado a palavra escrita e sim a interpretação do texto escrito para aplicação no caso concreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com