TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Islamismo

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O Islamismo é uma verdade que Deus revelou ao profeta Mohammad (Maomé), não é somente uma que além de religião é um sistema de vida completo.

A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. Assim como as religiões cristãs, a religião muçulmana é monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá ou Allah (palavra para designar Deus em árabe).

Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.

Neste trabalho, iremos desenvolver como o Islamismo surgiu, quem foi o seu fundador assim como as principais crenças da religião islâmica.

Surgimento do Islamismo

O Islamismo não é uma religião nova, tem aproximadamente 1500 anos, e é tão antiga quando o cristianismo. Praticamente em todos os países do mundo existem muçulmanos.

Na mapa podemos observar os paises onde a maioria da população é mulçumana.

Os muçulmanos seguem o livro sagrado Alcorão (Qur´ãn), que contém a última mensagem revelado por Deus à humanidade.

Os muçulmanos crêem em um único Deus; nos Anjos; nos profetas que trouxeram revelações de Deus a humanidade; no fim do mundo; no juízo final, onde todos prestarão contas de seus atos a Deus. Deus tem autoridade no destino do homem e na sua morte.

Os profetas que os muçulmanos crêem serem portadores das revelações de Deus são; Adão, Noé, Abraão, Ismael, Isaac, Jacó, José, Jó, Moisés, Arão, Davi, Salomão Elias, Jonas, João Batista e Jesus Cristo. O último profeta de Deus é "Mohammad", que revelou as verdades de Deus por intermédio do Anjo Gabriel.

"Islam" (em árabe) significa "submissão", "rendição", "entrega", que é derivada de uma outra palavra que significa paz. No sentido religioso, Islam, significa "total submissão à vontade de Deus".

"Alah" é a palavra árabe que designa Deus. Os católicos nas missas em árabes usa esta palavra, assim como protestantes (igrejas evangélicas) em seus cultos árabes, usam a palavra Alah quando se referem a Deus.

"Muçulmano" é aquele que faz ou pratica o Islã (Islam).
O Islamismo proíbe o consumo de carne de porco, drogas (produtos que causam dependências), O consumo de bebida deve ser saudável e é uma obrigação levar a vida saudável.

Os muçulmanos acreditam que esta vida é uma provação para uma próxima vida no reino de Deus.

O mundo muçulmano na idade média foi o centro das pesquisas científicas, e destacou-se no desenvolvimento da matemática, arquitetura, astronomia, navegação, medicina. Os árabes introduziram o papel na Europa e inventaram o arco ogival, sem o qual os europeus cristãos não poderiam construir as catedrais góticas. Enviaram o damasco, açúcar e arroz para a Europa.

Os números romanos, de difícil manuseio para cálculos, foram substituídas pelos algarismos arábicos (1,2,3,4,5,6,7,8 e 9) que são usados até hoje pela maioria dos países do mundo.

Os árabes introduziram também na Europa, a idéia hindu do zero, e a idéia de arranjarem os números no sistema decimal.

Vida do profeta Maomé

Messiânico profeta árabe, Maomé nasceu em Meca, atual Arábia Saudita, 570 d.C.. Naquela época, Meca era considerada centro sagrado. Muhammad (Maomé) era da tribo de coraich. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões. órfão muito cedo, Maomé foi criado primeiramente pelo avô paterno e mais tarde pelo tio. Maomé foi comerciante e político importante na cidade. Preocupado com a idéia de restabelecer a religião monoteísta de Abraão, ele teve na religião sua área de interesse privilegiado, tornando-se um político talentoso, chefe militar e legislador.

Segundo a tradição, aos 40 anos, Maomé recebeu a missão de pregar as revelações trazidas de Deus pelo arcanjo Gabriel. As revelações ter-se-iam repetido durante toda a vida do profeta e logo começaram a ser registradas por escrito e com elas compôs o Alcorão ou Corão.

Seu monoteísmo chocava-se com as crenças tradicionais das tribos semitas já presentes no território e, por isso, Maomé foi obrigado a fugir para Iatribe (622), atual Medina (Cidade do Profeta), onde as tribos árabes viviam em permanente tensão entre si e com os judeus.

Maomé estabeleceu a paz entre as tribos árabes e com as comunidades judaicas e começou uma luta contra Meca pelo controle das rotas comerciais.

Conquistou Meca (630) e, de volta a Medina, morreu dois anos depois em 632, sem haver nomeado um sucessor, porém deixando uma comunidade espiritualmente unida e politicamente organizada em torno aos preceitos do Corão, cuja edição definitiva seria publicada alguns anos depois (650).

A nova religião foi chamada islamismo ou Islã, que significa submissão à vontade divina, e seus adeptos, muçulmanos, os que se submeteram.

Expansão Islâmica

Maomé fundou sua fé enfrentando grandes dificuldades. O povo de Meca, até mesmo os de sua própria tribo, rejeitou-os. Depois de 13 anos de perseguição e ódio, ele transferiu seu centro de actividades para o norte, em Iatribe, que então passou a ser conhecido como al-Madinah (Medina), a cidade do profeta. Essa migração ou Hégira, em 622 EC, foi um marco importante na história islâmica e essa data foi mais tarde adotada como ponto de partida do calendário islâmico.

Por fim Maomé obteve domínio quando Meca capitulou diante dele em Janeiro de 630 EC (8 AH) e ele passou a governá-la. Com essas redeias do controlo secular e religioso nas mãos, ele conseguiu varrer as imagens idólatras de Caaba e estabelecê-la comum ponto principal de peregrinação à Meca que persiste até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com