TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa de Risco

Por:   •  4/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

IFG – INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

JOSÉ LUÍS M. E HUGO LUIZ M.

MAPA DE RISCOS

GOIÂNIA

2018

O que é um mapa de risco e para que serve?

O mapa de risco é um gráfico, que tem como objetivo orientar o trabalhador a respeito dos riscos do local de trabalho. É importante para evitar a ocorrência de acidentes no local de trabalho e manter a segurança do trabalhador.

O mapa é representado através da planta do local, preenchida com círculos de diferentes cores e tamanhos que indicam o risco e a gravidade dele, em cada espaço do local.

No mapa, cada risco é representado por uma cor e classificados por: físicos (representados pela cor verde), químicos (vermelho), biológicos (marrom), ergonômicos (amarelo) e de acidentes (pelo azul). O tamanho do circulo pode ser pequeno (baixo risco), médio (médio risco) e grande (alto risco).

Esse mapa é elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa. Quando finalizado, ele deve ser ixado em um local em que todos possam visualiza-lo.

Mapa de riscos – Laboratório de geoprocessamento

[pic 1]

Ações para eliminar os riscos

Os riscos Ergonômicos podem ser minimizados com um maior espaçamento entre as fileiras de computadores, cadeiras com ajustes de tamanho e posição.

O risco biológico causado pela lixeira é resolvido realizando a troca do lixo periodicamente, não deixando acumular.

Os riscos mecânicos podem ser resolvidos com avisos para que o usuário tome cuidado, na porta e entre as fileiras de computador.

O risco físico pode ser minimizado se o professor mudar o projetor e apontálo para o lado, podendo assim ficar atrás da luz.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MAPA de risco: O que é e para que ele serve?. 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com