TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Menino Do Pijama Listrado

Casos: O Menino Do Pijama Listrado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 9

OBSERVAÇÃO

CASO SOPHIE

QUARTA-FEIRA - 2ª SESSÃO

SÉRIE IN TREATMENT

DESCRIÇÃO DO AMBIENTE

As sessões são feitas ás quartas-feiras em um consultório, que seria dentro da residência do terapeuta, neste ambiente há muita informação visual, como:

• Uma mesa (escrivaninha) com poltrona, localizadas no fundo da sala, em frente á uma janela com uma cortina translúcida dando pra perceber a chuva que caia naquele instante, onde o terapeuta se senta para preparar seus relatórios; sob esta mesa há também um telefone preto com fio que fica á sua esquerda, porta retratos espalhados sob ela, um porta treco á sua frente, com canetas e lápis, um bloco de anotações amarelo no centro da mesa para facilitar suas anotações, além de alguns livros e uma luminária de mesa grande a esquerda desta.

• Na lateral esquerda da sala á uma porta que dá para um corredor com persianas e um abajur, por onde Sophie entra;

• Já dentro da sala ao lado da porta de entrada á outra janela com cortina translúcida, seguida de outra porta que fica na parede lateral esquerda, atrás da poltrona em que o terapeuta conversa com seus clientes(paciente), esta que dá para o jardim;

• Vários quadros espalhados pelas paredes do ambiente;

• Luminárias em todas as paredes do ambiente;

• Um livro grande aberto sob um pedestal, localizado á direita da porta de entrada;

• Duas estantes repletas de livros(sendo que uma delas contorna um canto inteiro), repletas de objetos decorativos, na parede lateral direita da sala, é de uma delas que Sophie pega em suas mãos uma cabeça de pirata de louça e a devolve de ponta cabeça;

• Um sofá de 2 lugares marrom ao centro da sala para a cliente se sentar, um grande abajur em uma mesa de canto que fica na lateral esquerda, aparente atrás da cabeça de Sophie sentada no sofá, do lado esquerdo esta a poltrona em que o terapeuta se senta para a iniciação da terapia, a seu lado esquerdo outra mesinha com uma xícara de chá.

• Entre estes bem no centro, á uma mesa de centro com uma jarra de vidro com água, um copo, e uma caixinha de lenço de papel.

• Enquanto Sophie é analisada, observa-se ao fundo, o canto de uma das estantes, de onde da pra ver claramente um pato de porcelana verde.

DESCRIÇÃO DAS PERSONAGENS

_Terapeuta é um homem de pele clara, cabelos e olhos castanhos, com aproximadamente 1,70m de altura, aparentes 55 anos, casado (observado aliança na mão esquerda), tendo pelo menos uma filha, aqui mencionada, faz uso de óculos, e nesta sessão esta vestindo um casaco escuro, camisa cinza com uma calça escura, sapatos sociais. Seu comportamento parece ser adequado, com perguntas precisas, aparentando tranquilidade. _Sophie é uma jovem de pele clara, cabelo loiro comprido, olhos castanhos, tem aproximadamente 1,64 de altura, solteira. Sophie veste moletom escuro aberto na frente com uma blusa pink de touca e calça marrom clara, uma mochila preta, os dois braços engessados, sendo que um deles esta apoiado por uma tipoia; Esta chega toda encharcada pela chuva, o terapeuta lhe oferece uma troca de roupa de sua filha, Sophie volta em cena vestindo um casaco escuro, blusa roxa e calça azul, ela parece ter estar incomodada com a situação.

_Kate, possível esposa do terapeuta, ela tem pele clara, cabelos e olhos castanhos, aproximadamente 1,70m de altura, aparentes 40 anos, veste uma blusa escura, é ela quem carinhosamente ajuda Sophie a trocar as roupas molhadas pelas secas.

DESCRIÇÃO DA SESSÃO

Antes mesmo da sessão (2) começar, o terapeuta recebe uma ligação na qual ele ouve uma discussão até que a ligação caia, depois de alguns instantes Sophie chega toda encharcada, o terapeuta lhe oferece roupas secas, as de sua filha e vai chamar Kate para ajuda-la a se vestir; Neste momento Sophie vai até uma das estantes, pega uma cabeça de pirata de louça e a devolve de ponta cabeça. Depois de trocada ela se senta no sofá de frente com o terapeuta, dizendo a ele que Kate era legal.

_Sophie: Queria poder leva-la comigo a academia. Ela poderia contar a verdade na cara deles.

_ Terapeuta: Para quem gostaria que ela contasse a verdade.

Sophie desconversa querendo saber se ele escreveu sua avaliação, e este lhe responde que não, ela fica furiosa; O terapeuta lhe responde:

_ Na verdade acho que não a conheço bem o suficiente. E você escreveu a sua?

Ela diz que não, primeiro tentou com o pai, mas diz que ele é um artista, ele alega achar antiético que Sophie tenha que escrever sua própria avaliação, chamando o terapeuta de charlatão... Tentou com sua mãe, acabaram brigando e por isso saiu de casa, indo morar em um apartamento próximo a academia onde as garotas estrangeiras moram.

_Terapeuta: Sophie antes de você chegar, recebi uma ligação, e... Ouvi você pedindo a alguém para deixar você sair do carro. Era seu pai?

_Sophie: Você poderia ter desligado o telefone, ou você sempre fica ouvindo a conversa dos outros?

_ Terapeuta: Sophie se você fosse minha paciente, me perguntaria se foi coincidência eu ter escutado aquela conversa.

_Sophie: Eu não seria paciente de um terapeuta bisbilhoteiro, nem estaria aqui.

O terapeuta tenta introduzir outras perguntas e esta muda de assunto dizendo: as roupas de sua filha são jecas, horríveis. Ele com um sorriso no rosto, somente responde... Certo!

Sophie demonstra estar irritadiça com tantas perguntas, então Paul (o terapeuta), resolve perguntar a respeito das meninas que moram com ela, que responde:

_ São todas umas falsas, o lugar é cheio de hipocrisia, saiba que toda garota lá é uma “Mia” ou uma “Anna” a não ser eu? Eles sabem e não fazem nada a respeito, e as encorajam.

_ Terapeuta: Essas garotas Anna e a Mia são suas amigas?

_ Sophie: Você não as conhece? Elas são engraçadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com