TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Menino Do Pijama Listrado E As Relações De Poder

Pesquisas Acadêmicas: Resenha O Menino Do Pijama Listrado E As Relações De Poder. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 2

Ao longo do tempo foram incontáveis as transformações que ocorreram na concepção de família, para compreender essas mudanças e a função social que a família exerce é necessário aprofundar-se nessa questão, perfazendo um breve histórico.

Nota-se que no passado a família tinha uma hierarquia muita clara que era por todos respeitado e no decorrer dos anos essa organização teve seus atributos institucionais enfraquecidos, abrindo espaço para outros agentes sociais.

No modelo de família tradicional, a vida afetiva dos casais não era levada em consideração pois os casamentos eram arranjados pelas famílias para garantir que os bens e os acordos políticos permanecessem vigorando. A figura do pai era fundamental como fator de identificação para a prole.

Com o advento da indústria e a decadência das grandes propriedades rurais, a família sofreu transformações também, o homem era responsável por prover financeiramente sua família e a mulher ficava a encargo das tarefas domésticas, porém já havia uma valorização dos sentimentos e os casamentos não eram mais arranjados.

Nos anos 60, a família sofre fortes influências políticas, econômicas, sociais e culturais, acarretando modificações nos papeis e nas relações em seu interior, bem como transformando sua estrutura em relação à composição familiar. Dentre tantos e importantes fenômenos que contribuíram para o surgimento da família contemporânea, destacaremos:

A Globalização é um dos fenômenos que transformou o cotidiano e consequentemente as famílias, através de costumes e hábitos que modificaram a visão de mundo dos indivíduos que ao se depararem com o novo querem conhecê-lo e passa a fazer parte da realidade.

Pode-se mencionar o individualismo cada vez mais crescente,resultado da nossa sociedade capitalista como um fator que também influenciou a família, cada sujeito se preocupa apenas consigo mesmo em detrimento da comunhão em família, dentre outros inúmeros fenômenos sociais que tem influenciado o interior das famílias e suas estruturas não somente no que diz respeito as formas de relacionamento e afetividade quanto a sua organização.

Na tentativa de se enquadrar as mais diversas situações, a família tem se revestido de novas nomenclaturas a exemplo temos as famílias nucleares que são compostas de casal e filhos, como eram nos mais remotos tempos, até as famílias compostas somente por casais sem filhos, outras que há somente o pai ou mãe e os filhos e mais inúmeras outras situações em que as famílias se adaptam e constroem formas de se encaixarem no "perfil" de família.

Não se pode considerar tais formas de famílias desestruturados como se julgava no passado o que tem ocorrido é uma recomposição no ambiente familiar. O fundamental é que se reconheça que independente da forma como a família está composta ela ainda se perfaz na mais importante organização na qual os indivíduos desenvolvem sua subjetividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com