TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Menino Do Pijama Listrado

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Menino Do Pijama Listrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  4.396 Visualizações

Página 1 de 4

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

É a historia de uma amizade que nasce em um cenário de horror e guerra na época nazista. Narrada através do olhar inocente de Bruno, uma criança que não entende o motivo de sua partida de Berlin, e muito menos entende a guerra e a ideologia nazista. Entende que seu pai tem um trabalho muito importante como soldado e que infelizmente, teriam que acompanhá-lo. O pai era um oficial nazista, seu novo cargo e o motivo da mudança: seria o novo comandante do campo de concentração de Haja-Vista.

Bruno odeia a casa e o lugar, queria voltar logo para Berlim. Da janela de seu quarto da para ver que não muito longe, há uma cerca alta e tão comprida que não se consegue enxergar o fim, do outro lado há centenas de homens – crianças e adultos- que vestem um estranho “pijama listrado”. Apesar de achar o local deprimente e assustador, acha injusto um lugar ter tantas crianças para brincar e ele só ter a companhia de sua irmã mais velha, que mal conversa com ele.

Desobedecendo a uma ordem de seus pais, Bruno resolve explorar o local e acaba encontrando sentado do outro lado da cerca em um canto, Shmuel, um menino de pijama listrado. Shmuel parece muito triste, pequeno, e estar sempre com fome. Nasce uma linda e estranha amizade entre o filho de uma oficial nazista e um judeu. Ambos, na inocência de uma criança, não entendem o motivo de tanta diferença e mudança, o porquê de uma cerca separando-os, e passam a esperar ansiosos os próximos encontros, cada um do seu lado.

Enquanto Bruno começa a gostar de Haja-Vista, sua mãe, apesar de não se opor ao partido do marido, não suporta mais viver naquele lugar tão deprimente, sempre havia uma fumaça preta com um cheiro estranho – judeus queimados. Depois de muita discórdia, ela consegue convencer o marido a deixar ela e as crianças a voltarem a Berlim, Bruno não gosta da noticia, mas nada pode fazer.

Na penúltima vez em que se encontraram Shmuel esta muito triste; seu pai fora trabalhar e não voltara mais. Como despedida, Bruno resolve ajudá-lo. No ultimo encontro Shmuel traz um “pijama listrado” para Bruno, que passa por debaixo da cerca e no ultimo dia e a primeira aventura juntos do mesmo lado, começam a procurar o pai de Shmuel. O outro lado da cerca não era como imaginava, não tinha famílias nem crianças brincando, somente pessoas com seus pijamas listrados e tristes. Depois de muito tempo sem nenhuma pista, e Bruno ter começado a se arrepender da aventura, um grupo de soldados os cercam junto com outros e o fazem marchar para o mesmo lugar. São levados para um cômodo, Bruno acha ser para abrigar da chuva que começara há algum tempo, afinal, seu pai era o comandante daquele lugar, nada de mal poderia acontecer. Segurando um na mão do outro e sentindo por não terem cumprido com a meta e nem ao menos brincado, o cômodo fica escuro,e apesar do caos que surge, continuam com as mãos dadas.

Os planos da mãe de Bruno tiveram que ser adiados, por mais que o procurassem em lugares cada vez mais improváveis, a única coisa que se encontrou foram as roupas e botas deixadas para traz. Tempo depois, mãe e irmã voltam a Berlim na loucura de que de alguma forma, Bruno estaria esperando por elas la. Não estava. O pai, algum tempo depois, resolve voltar ao lugar onde as roupas foram encontradas e reparou que em um dos pontos da cerca, uma criança do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com