TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modernismo

Trabalho Escolar: O Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

O Modernismo é um movimento da literatura brasileira que surgiu em 1920 e se estendeu até meados de 1978. Dividido em três fases principais, a literatura moderna reúne características inconfundíveis como a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita.

Principais autores do Modernismo

Mário Andrade

Nasceu na capital de São Paulo, em nove de outubro de 1893.

Seus trabalhos foram:

Poesias: Paulicéia Desvairada, Losango Caqui, Clã do Jaboti, Remate de Male, Lira Paulistana.

Contos: Primeiro Andar, Belazarte, Contos Novos.

Romance: Amar, Verbo Intransitivo.

Rapsódia: Macunaíma.

Ensaios: A Escrava que não é Isaura, O Aleijadinho e Álvares de Azevedo, O Baile das Quatro Artes, Aspectos da Literatura Brasileira, O Empalhador de Passarinho.

Crônica: Os Filhos da Candinha.

Manuel Bandeira

Nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, no dia 19 de abril de 1881.

Seus trabalhos foram:

Poesias: A cinza das Horas, Carnaval, Poesias, Libertinagem, Estrela da Manhã, Mafuá do Malungo, Opus 10, Poesias Escolhidas, Poesias Completas, Estrela da Tarde, Estrela da Vida Inteira.

Prosas: Crônicas da Província do Brasil, Guia de Ouro Preto, Noções da História das Literaturas, Literatura Hispano-Americana, Gonçalves Dias, Itinerário de Pasárgada, De Poetas e de Poesia, Frauta de Papel, Poesia e Prosa.

Vinícius de Moraes

Nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Cronista, diplomata, teatrólogo e roteirista carioca, se destacou na poesia e na música.

De um começo de preocupações mais místicas, depois foi expressando sua inquietação com mistério e um fino humor, valorizando a naturalidade do amor humano e a beleza das relações amorosas. Alguns de seus versos também tinham certo cunho político. Apesar de grande poeta, é na música que Vinícius de Moraes realmente se destaca e é imortalizado.

Cecília Meireles

Nasceu aos sete de novembro do ano de 1901, na capital do Rio de Janeiro.

Cecília iniciou parnasiana, fez duas obras mais simbolistas e depois ligou-se ao Modernismo, mas nunca realmente pertenceu totalmente a uma escola. Escreveu uma obra extremamente intimista e foi reconhecida largamente. Além de poetisa, Cecília também foi teatróloga e tradutora.

Fernando Pessoa

Foi um dos mais importantes escritores e poetas do Modernismo em Portugal. Nasceu em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa.

O ortônimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com